Produção

PGN extrai primeiro gás do campo de Gavião Vermelho

Localizado na Bacia do Parnaíba, este é o segundo campo da Parnaíba Gás Natural a entrar em produção, tendo vazão máxima de gás estimada em 1,5 milhão de metros cúbicos por dia; área recebeu investimento de R$ 160 mi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Planta da Parnaíba Gás Natural no município maranhense de capinzal do Norte,, região que concentra grandes reservas de gás natural/Divulgação
Planta da Parnaíba Gás Natural no município maranhense de capinzal do Norte,, região que concentra grandes reservas de gás natural/Divulgação (Gas)

A Parnaíba Gás Natural (PGN) já está extraindo gás do campo de Gavião Vermelho (GVV), na Ba­cia do Parnaíba. Segundo campo da PGN a entrar em produção, tem vazão máxima de gás estimada em 1,5 milhão de metros cúbicos por dia, volume fundamental para se alcançar a capacidade de produção de 8,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia, prevista para julho deste ano.

Foram investidos aproximadamente R$ 160 milhões no desenvolvimento do campo de Gavião Vermelho, localizado no município de Capinzal do Norte, cerca de 250 km ao sul da cidade de São Luís. A PGN é operadora do bloco, com 70% de participação. Os outros 30% pertencem ao grupo BPMB Parnaíba.

“É com muita satisfação que fazemos o anúncio do início de produção do campo de Gavião Vermelho. O primeiro gás de GVV marca o comprometimento da PGN com o projeto da Bacia do Parnaíba e representa mais uma importante eta­pa para a companhia atingir sua meta de elevar a capacidade de produção em mais de 70% até julho de 2016, para 8,4 milhões de m³/dia”, afirmou o CEO da PGN, Pedro Zinner.

O gás do campo de Gavião Vermelho será produzido por meio de seis poços produtores, localizados em dois clusters. Eles são interligados a um duto, que escoará o gás para a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) do Campo de Gavião Real, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes.

Gavião Vermelho integra, juntamente com o campo de Gavião Real, o complexo de gás da Bacia do Parnaíba. A PGN possui outros cinco campos declarados comerciais: Gavião Azul, Gavião Branco, Gavião Branco Sudeste, Gavião Branco Norte e Gavião Caboclo. A previsão é que Gavião Branco e Gavião Branco Sudeste entrem em produção já no primeiro trimestre deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.