Solidariedade

Projeto incentiva solidariedade entre mulheres por meio de cartas

Iniciativa já rendeu um livro e outro está em fase de produção
06/01/2016 às 15h00
Uma das ilustrações feitas para o projeto "Vejo flores em você" (flores)

Mulheres que recebem e enviam cartas para outras mulheres. Este é o objetivo do projeto “Eu vejo flores em você”, uma iniciativa de cunho feminista iniciada em 2014 que reúne uma equipe composta por cerca de 50 voluntárias - ilustradoras, datilógrafas e organizadoras - e que já contabiliza mais de 400 cartas. A ação, sem fins lucrativos, visa a melhora da autoestima feminina e o fomento de redes de apoio entre mulheres.

O “Eu vejo flores em você” realizou duas campanhas, uma em abril e outra em agosto de 2015: Cartas para Cristiane e Flores em Gisele, respectivamente. A primeira foi feita para Cristiane Damacena, jornalista, que foi vítima de ataques de cunho racista no próprio facebook, situação que a deixou fragilizada. A equipe do projeto abriu um canal para o recebimento de mensagens positivas, tanto de mulheres quanto homens, destinadas a ela. Após o término, foi confeccionado um livro de capa dura, que foi entregue à Cristiane.

Flores em Gisele foi realizada como forma de apoio à Gisele Santos, jovem que foi agredida pelo companheiro, o que resultou na amputação das mãos e pés dela. Estes foram reimplantados, porém foi declarada a necessidade de próteses para substituir as mãos. A equipe novamente se mobilizou para receber mensagens de suporte e transformá-las em um livro, que está em processo de produção. Também auxiliou na divulgação do financiamento coletivo, criado pela família da vítima, como forma de angariar fundos para arcar com as despesas médicas.

De acordo com Daniela Duarte, idealizadora do projeto, as cartas servem para fortificar os laços que existem entre as remetentes e destinatárias. “Quase todas as destinatárias choram ao lerem suas cartas pela primeira vez. Sempre recebemos mensagens dizendo que as cartas provocaram fortes emoções e, então, viraram quadros ou foram coladas nas portas dos guarda-roupas”, conta ela.

Quem deseja participar do projeto, basta acessar o site http://http://euvejofloresemvoce.com/e clicar em “Envie sua carta”. Já as mulheres interessadas em fazer parte da equipe, devem enviar um e-mail para http://projvejoflores@gmail.com e contar o motivo pelo qual têm interesse. Mais informações sobre a iniciativa podem ser acessadas pela página https://www.facebook.com/asfloresemvoce?_rdr=p, do Facebook.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte