Leitura

Mais de 100 municípios brasileiros ainda não dispõem de bibliotecas

Dados são do Ministério da Cultura por meio do Cadastro de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(biblio)

De acordo com dados do Ministério da Cultura, 112 dos 5.570 municípios brasileiros não contam com espaços públicos de leitura. Os dados foram publicados mês passado no Cadastro de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do País e revela ainda que o Brasil dispõe de 6.701 bibliotecas públicas já cadastradas e em torno de 3 mil comunitárias.

Para o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Volnei Canônica, o país não tem bibliotecas em número suficiente para atender a população. Ele destacou que a biblioteca é o principal equipamento cultural que o município deve ter e precisa ser preservado. “É o equipamento cultural que hoje chega ao maior número de pessoas. Não temos tantos museus quanto bibliotecas. Também não temos tantas salas de cinema. Então, cortar recurso para as bibliotecas é realmente cortar o maior e, às vezes, o único equipamento cultural que aquele município dispõe.”

Segundo Canônica, o cadastro permitirá a colocação de equipamentos em rede para troca de informações e experiências. “Agora, vamos começar uma campanha para que todas [as bibliotecas] se autodeclarem e se cadastrem, de modo a iniciarmos o mapeamento e o diálogo. Faremos um mapeamento online para podermos monitorar e a própria comunidade entrar e informar que a biblioteca não está mais aberta. Queremos, de alguma maneira, fazer uma intervenção, conversar com o gestor público, para saber o que houve, a razão dessa biblioteca não está mais aberta”.

Para o diretor, é preciso investimento e políticas públicas para melhorar a rede e alcançar todas as cidades. “O Ministério da Cultura, que coordena o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, dá as diretrizes para abertura das bibliotecas, orienta como tem de ser essa abertura, a formação, dialoga com o gestor público. Mas cabe a cada município e a cada estado a estrutura física do local, os funcionários para atuar nessa biblioteca, o bibliotecário”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.