Cuidados

Bombeiros alertam para risco de fogos de artifício no Réveillon

Quem pretende utilizar fogos amanhã deve ficar atento a cuidados ao manusear esses produtos e também aos procedimentos adequados em caso de acidente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Tradicionalmente, muitas pessoas comemoram a chegada do Ano-Novo com fogos de artifício. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão faz um alerta para os cuidados que as pessoas devem ter com os produtos para evitar acidentes.

O coronel Ernesto França, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros, ressalta que, no caso de grandes eventos, quem for contratar uma empresa para soltar fogos deve saber se ela é cadastrada no Corpo de Bombeiros. Se o profissional tem a carteira de Blaster, é técnico em soltar fogos.

No momento de soltá-los, deve-se sempre ter o acompanhamento do técnico, do início ao fim da queima.
Como ele lembra, nesse caso também é imprescindível a presença do brigadista. Isso porque é o profissional capacitado para manusear os preventivos, como extintores, e tomar as demais providências em princípios de incêndio.

Para garantir a presença desses profissionais nos grandes even­tos que acontecerão no Réveillon de São Luís, o Corpo de Bombeiros fiscaliza os locais de realização das festas.

Precauções
Já no caso das comemorações familiares e de menor porte, em que não há a presença de nenhum desses dois profissionais, os cuidados devem ser redobrados. Um dos fogos mais usados nessas situações são os rojões. “Uma dica é utilizar sempre um anteparo para acionar o rojão e não soltá-lo a punho, para evitar uma queimadura ou lesão maior”, destacou o coronel.

Além disso, é preciso ficar atento à distância especificada na hora de soltar os fogos, observan­do sempre o que há no entorno (público, edificações, etc). Caso o produto não queime normalmen­te, é preciso aguardar um pouco para evitar uma queima tardia e acidentes e nunca reutilizar fogos que não queimaram completamente.

Em caso de acidentes, também é preciso ter alguns cuidados. Se houver uma queimadura de primeiro ou segundo grau, é aconselhável colocar sob a água corrente ou gelada. No caso de uma queimadura de 3º grau, é preciso acionar imediatamente o socorro através do 192, que é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou 193, que é do Cor­po de Bombeiros. “Também é recomendável umedecer um pa­no limpo e colocar sobre a queimadura. Nunca coloque um pano seco porque ele pode ficar preso à queimadura e causar dificuldade no tratamento posteriormente”, completou o coronel Ernesto França.

No bairro João Paulo, comerciantes de casas de fogos de artifício contam que a procura pelos artefatos ainda é pequena. Eles lembram que, no ano passado, as vendas foram melhores que em 2015. Para o dono de uma das lojas, Antônio Garcês, o motivo é a crise econômica que o país enfrenta. Mas ainda há expectativa de que as vendas melhorem até o dia 31.

Precauções
- Adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados
- Não deixe de ler o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos
- Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros
- Para a queima de rojões utilize um suporte adequado; sua projeção deve ser inclinada para uma área segura
- Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.