Processo de cassação

Conselho de Ética aprova processo contra Cunha

Pedido de cassação do presidente da Câmara poderá, a partir de agora, ser votado no plenário; deputados denunciam que ele pode renunciar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Eduardo Cunha terá que resolver futuro no plenário da Câmara
Eduardo Cunha terá que resolver futuro no plenário da Câmara (Eduardo Cunha)

Brasília

Os 20 membros do Conselho de Ética votaram ontem pela admissibilidade do parecer do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), relator do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cu­nha (PMDB-RJ). A partir de agora, o processo pode ir à votação no Plenário.

Durante a reunião, o deputado Chico Alencar (PSol-RJ) denunciou o que pode ser uma estratégia de Cunha para não perder o mandato. Segundo o líder do PSol, o presidente renunciará ao comando da Casa para não perder o mandato e a imunidade.

Após o resultado, aliados de Cunha anunciaram recurso na Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Arthur Lira (PP-AL), um dos principais aliados do presidente. Eles argumentam que o Conselho de Ética impediu um novo pedido de vista, o que provocaria o oitavo adiamento.

Votaram a favor de Cunha os deputados Cacá Leão (PP-BA), Erivelton Santana (PSC-BA), Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), Ricardo Barros (PP-PR), Vinicius Gurgel (PR-AP), Washington Reis (PMDB-RJ), Wellington Roberto (PR-PB), João Carlos Bacelar (PR-BA) – suplente - e Manoel Júnior (PMDB-PB) - suplente.
Votaram pelas investigações Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Fausto Pinato (PRB-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Leo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO), Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), Paulo Azi (DEM-BA), Sandro Alex (PPS-PR), Zé Geraldo (PT-AC), Valmir Prascidelli (PT-SP), Rossoni (PSDB-PR) - suplente. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.