Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
O ex-senador José Sarney foi homenageado ontem, em Brasília, com a entrega do Grande Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU), juntamente com outras autoridades. A comenda também foi dedicada ao poeta Ferreira Gullar, bem como ao ex-senador Pedro Simon, ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha, ao empresário Jonas Barcellos Corrêa Filho, e ao ex-governador e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, morto em 13 de agosto de 2014 em um acidente aéreo. Na foto, José Sarney (ao centro) com sua comenda, e os outros homenageados
O ex-senador José Sarney foi homenageado ontem, em Brasília, com a entrega do Grande Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU), juntamente com outras autoridades. A comenda também foi dedicada ao poeta Ferreira Gullar, bem como ao ex-senador Pedro Simon, ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha, ao empresário Jonas Barcellos Corrêa Filho, e ao ex-governador e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, morto em 13 de agosto de 2014 em um acidente aéreo. Na foto, José Sarney (ao centro) com sua comenda, e os outros homenageados

Duas obras na AML
Hoje é dia de os escritores José Neres e José Ewerton Neto lançarem obras na Academia Maranhense de Letras. O primeiro apresentará “Na trilha das palavras”, uma coletânea de ensaios e resenhas publicadas sobre a atual literatura maranhense, essencial para estudantes, escritores e pesquisadores. Neres é mestre em literatura e professor e tem se dedicado com afinco à missão de prestigiar e divulgar a literatura praticada em São Luís.
José Ewerton autografará “O oficio de matar suicidas”, terceira edição do premiado livro “O prazer de matar”. Segundo seu editor, tem tudo para granjear a mesma admiração dos leitores de edições passadas dada a originalidade do tema e a linguagem utilizada pelo autor para conduzir sua narrativa entremeando elementos risíveis e satíricos no ápice de acontecimentos envoltos no macabro, no suspense e no mistério.

 Os empresários Rafael Sombra e Ricardo Carreira, que na noite da última terça-feira participaram de debate sobre a crise no Brasil dentro da programação da IV Semana de Gestão e Negócios da Escola de Negócios Excellence (ENE).
Os empresários Rafael Sombra e Ricardo Carreira, que na noite da última terça-feira participaram de debate sobre a crise no Brasil dentro da programação da IV Semana de Gestão e Negócios da Escola de Negócios Excellence (ENE).

Defensoria no Cárcere
O Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional, em parceria com a Defensoria Estadual, reunirá, em São Luís, defensores públicos estaduais e federais e demais operadores do direito de 9 a 11 de novembro, para o lançamento do programa Defensoria no Cárcere.
A iniciativa nacional será colocada em prática a partir da assinatura do Termo de Cooperação entre os órgãos federais, o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, a Defensoria Pública da União e as Associações Nacional de Defensores Públicos Estaduais e Federais (Anadep/Anadef). O evento acontecerá no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.
Os gestores e membros da Defensoria serão recebidos pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, que apoia a realização do evento por se configurar como mais uma importante estratégia de aprimoramento e uniformização da atuação da Defensoria Pública nos estabelecimentos prisionais em todo o país, de forma a contribuir para a transformação da realidade do cárcere no Brasil.

Aposentadoria compulsória
Na noite da última terça-feira, senadores e deputados reunidos em Brasília decidiram pela derrubada do veto presidencial relativo ao Projeto de Lei do Senado que prevê a extensão a todos os servidores públicos do direito a aposentadoria compulsória somente aos 75 anos e não mais aos 70. A matéria já havia sido votada no Senado e na Câmara, seguindo para presidente Dilma, que vetou sob a justificativa de vício de iniciativa.
Com a decisão das duas casas pela derrubada do veto, o projeto de lei será promulgado.
O PLS é um desdobramento da Emenda Constitucional 88, que elevou de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União. Em seguida, a Câmara e o Senado aprovaram a extensão do novo limite a todo o serviço público, mas o projeto foi barrado com o veto presidencial.

Novo recorde
O governo está batendo um novo recorde: o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos atingiu seu maior nível na série histórica da Pnad trimestral, calculada pelo IBGE desde 2012.
Nessa faixa etária, já são 19,7% os que não conseguem emprego. Quando se considera o número total de desocupados no país, os jovens representam 33,1%.
A taxa de desocupação de 18 a 24 anos vem crescendo rapidamente desde o 4º trimestre de 2014, quando estava em 14,1%. A alta está diretamente ligada à piora da economia brasileira, que vem se deteriorando e acertando em cheio o mercado de trabalho.

Planos de Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar lançou nova ferramenta que permite a pesquisa sobre procedimentos realizados por beneficiários de planos de saúde em todo o país.
O sistema possibilita acesso a dados sobre a quantidade de procedimentos realizados por médicos, laboratórios, clínicas e hospitais conveniados às operadoras de planos de saúde e a visualização dos gastos com despesas assistenciais nos hospitais de todo o Brasil, separando por estados, sexo do beneficiário e porte da operadora.
O aplicativo já pode ser acessado a partir de duas áreas do portal da ANS: Espaço da Qualidade e Dados do Setor. Trata-se de desdobramento do Padrão TISS, com informações apresentadas em um formato de fácil acesso, disponível para o público em geral.

“Passarinho ” lá de Nova Iorque
O Cine Praia Grande exibirá, no dia 10, o filme-documentário “Passarinho lá de nova Iorque”, de autoria do cineasta Murilo Salles. A obra aborda o esforço de outra cineasta, o maranhense radicado no Piauí, Cícero Filho, em refazer uma cena fundamental de seu longa-metragem Flor de abril, escancarando sua surpreendente capacidade de criar.

TRIVIAL VARIADO

Quem foi visto ontem em Brasília, circulando por vários gabinetes importantes do Ministério da Educação, foi o reitor da FACAM, César Bandeira. Nas mãos, ele levava uma pasta com uma vasta documentação do funcionamento de alguns cursos do centro de ensino superior que comanda neste estado.

Leslie Trovão e seu charmoso espaço das arábias experimentam um início de dezembro com novidades. Agora, o restaurante Al Khalifa oferece buffets temáticos para as festas de fim de ano.

As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 389,1 mil toneladas, em novembro, terceiro maior volume mensal já registrado no país e uma alta de 15,2% ante o mesmo mês de 2014. Se o ritmo for mantido, poderá haver um novo recorde de embarques este ano.

Dezembro chegou, mas em São Luís ainda não se veem as luzes do Natal como em tempos de outrora. Festas de
fim de ano sem a incandescência das luzes é como ceia sem peru.

O Congresso Nacional aprovou o substitutivo do projeto de lei que reduz a meta fiscal de 2015. Os parlamentares ainda têm de votar, no entanto, destaques que pedem a retirada do trecho que prevê o abatimento de até R$ 57 bilhões para compensação das chamadas “pedaladas fiscais”.

DE RELANCE

Diretor Financeiro
O engenheiro civil e pós-graduado em Segurança do Trabalho Antonio Vilson Dias foi eleito diretor financeiro da Mutua, caixa de previdência dos profissionais engenheiros cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Sua escolha deu-se por unanimidade. Na Mutua Regional atuam três diretores: administrativo, financeiro e regional. Este último ainda será eleito. Vilson Dias, 57 anos, tem 33 anos de formação acadêmica e 30 de experiência em trabalho associativo. A posse deu-se na última terça-feira, mesmo dia do pleito. Ele é um dos coordenadores do Seminário sobre Qualidade dos Serviços da Engenharia Maranhense, que acontecerá amanhã, durante todo o dia, na sede da Fiema.

Capoeira na Baixada
Capoeiristas de todo o Brasil e do exterior estão se organizando para desembarcar no Maranhão ainda este mês. Mas não permanecerão na capital. Ao invés, cruzarão a Baía de São Marcos a bordo de ferryboat em direção ao município de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Virão inclusive capoeiristas da França e do Canadá.

Livro polêmico
O manifesto político de Adolf Hitler, o livro Mein Kampf (Minha Luta, em português), será reeditado em janeiro de 2016 com anotações de acadêmicos pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O Instituto de História Contemporânea, em Munique, afirmou que vai imprimir 4 mil cópias com 3,5 mil anotações. O texto com comentários de especialistas deverá acabar com o mito que cerca o livro. A medida gerou polêmica e foi criticada por grupos judeus que afirmam que obras nazistas nunca mais deveriam ser republicadas.

Noite de premiação
Está de alto nível a lista do prêmio The Best 2015. O evento, a ser realizado na noite do próximo sábado, no Hotel Luzeiros, por Nedilson Machado e Nacor Holanda, será prestigiado por figuras de destaque na sociedade maranhense, as quais serão homenageadas por suas brilhantes atuações em diversas áreas do empreendedorismo. Receberão o troféu, por exemplo, a designer Cíntia Klamt Motta, Amaro Santana Leite e o neurocirurgião especialista saúde mental Fabiano Goes.

Show com Lelys
O cantor Durval Lelys, seja à frente de um grande projeto ou em carreira-solo, mescla diversos ritmos, como rock, axé, funk, reggae e country. Com sua “Asa de Águia”, ele foi premiado por diversas vezes no Carnaval soteropolitano, conquistando, inclusive, importantes troféus, entre eles, “Dodô & Osmar”, em 1992, 1997 e 1999. Durante esses 27 anos de palco, o artista vendeu três milhões de discos e arrebatou seis CDs de ouro e dois de platina. No próximo dia 12, São Luís vai reencontrá-lo, na Casa dos Smiths.

Refletindo com Johann Goethe:
“Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.