Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
A reitora da UNDB, Ceres Murad, entrega ao ministro Gilmar Mendes uma lembrança com itens regionais.
A reitora da UNDB, Ceres Murad, entrega ao ministro Gilmar Mendes uma lembrança com itens regionais.

Fórum com presença ilustre
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a convite do desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, diretor do Curso de Direito da UNDB, esteve em São Luís para encerrar o Fórum Internacional de Direito, que em sua primeira edição discutiu a temática “Direitos Sociais”. Em sua palestra a autoridades do judiciário, advogados, professores e alunos que prestigiaram o evento, o ministro falou sobre as jurisprudências do Supremo Tribunal Federal no que tange aos direitos sociais.

O último voo do Poeta I
Em agosto deste ano, quando o poeta Nauro Machado completou 80 anos, prestamos a ele uma carinhosa homenagem, sob o título “O voo do poeta como um pássaro de luz”, dizendo que “suas obras possuem o mais precioso instrumento da língua: a espiral iluminada e infinita em torno da criação, que semeia e deveria alimentar a produção literária do nosso tempo”.
Disse mais: “Escrever, hoje, passa, obrigatoriamente, pela senda aberta por ele na selva escura da dúvida e do horror, caminho que redime a nação sufocada pelo ruído e a decadência. E me referi a Nauro, pela construção de uma poderosa arquitetura da linguagem, fonte do avanço que nos liberta de múltiplas amarras, capaz de gerar um renascimento, onde a filosofia, a história e a poesia se completam para recompor a essencial armadilha do instante, a eternidade”.

O último voo do Poeta II
Falei também que ele possuía a maldição de ficar à sombra, apesar da notoriedade. E que não era autor de versos sorridentes, de que nos falava Torquato Neto. E que eu gostaria de escrever um poema para Nauro, “o poeta que temperou o aço do verbo na sua forja, que é mistura de número e cristal, e que tem de fluido apenas os trajetos da luz, da alvorada ao ocaso e, principalmente, essa chama inventada pela exata noção do desaparecimento humano, fonte de sua perenidade”.
E, finalizando, disse que preferia ficar na varanda de minha vivenda contemplando a baía de São Marcos, de onde poderia conseguir vê-lo como Odisseu em busca do sagrado, como um esteta da palavra poética, como um grande artista que, através da palavra, resgatada e reinventada, conseguiu raptar a alma como um souvenir e saiu voando pela janela como um pássaro de luz”.
Foi o que aconteceu, na madrugada do último sábado de novembro. Como um pássaro de luz, ele fez o seu voo definitivo rumo à eternidade da poesia.

“Chiamatemi Francesco”
Esta será a semana de estreia, na Itália, do filme “Chiamatemi Francesco”, que narra a vida do papa Francisco durante os anos sombrios da ditadura militar (1976-1983) na Argentina.
Com 98 minutos de duração, conta a história do argentino Jorge Mario Bergoglio, do início de sua vida sacerdotal até sua eleição ao Trono de Pedro, em março de 2013, quando ele aparece pela primeira vez no balcão de São Pedro vestido de branco e com uma simples cruz de ferro, dizendo “Boa noite”.
A obra conta suas experiências enquanto professor da escola superior, seu namoro, sua passagem ao sacerdócio, sua convicta defesa dos pobres e, sobretudo, suas decisões, algumas muito difíceis.
Entre elas, o filme relata sua vivência como padre provincial dos jesuítas argentinos durante os trágicos anos da repressão militar, quando centenas de opositores eram presos, torturados e assassinados nos terríveis “voos da morte”.

Achado do século I
Esta semana, o noticiário mundial voltou a falar obre as descobertas do Egito, uma das mais fascinantes civilizações antigas. É que os resultados preliminares das
análises conduzidas por uma equipe internacional liderada pelo egiptólogo Nicholas Reeves apontam fortemente para a existência de uma segunda câmara funerária oculta por trás da parede Norte no túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito. Eles procuram o mausoléu da rainha Nefertiti.
As autoridades disseram que havia 60% de hipóteses de haver alguma coisa atrás das paredes, mas agora, após uma primeira leitura das imagens obtidas
por radar, essa probabilidade saltou para 90%.

Achado do século II
Tratando-se ou não do sarcófago de Nefertiti, as autoridades egípcias acreditam que o que quer que ali venha a ser encontrado, selado atrás de uma parede há vários milhares de anos, pode constituir “o achado do século XXI”.
Na era moderna, apenas o túmulo do rei jovem Tutankhamon foi descoberto intacto, com todo o seu infindável tesouro de mais de cinco mil peças e que demorou quase uma década para ser catalogado.
Ao longo do mês de dezembro, as imagens obtidas por um especialista com um radar especialmente adaptado às difíceis condições geotérmicas e à relativa exiguidade do túmulo de Tutankhamon, serão sujeitas a uma minuciosa análise no Japão. Se tudo correr como se espera, as conclusões finais desta incrível investigação confirmarão a tese de que a catacumba ainda não foi integralmente escavada.

Mais regalias
O Congresso Nacional está prestes a legalizar um sistema de regalias no Brasil. Vantagens recebidas por um seleto grupo de servidores públicos, como auxílios-saúde e moradia e ajudas de custo em geral, poderão ficar de fora do cálculo do teto salarial no país, atualmente fixado em R$ 33.763 mensais.
Na prática, isso já ocorre. Mas se depender dos deputados federais e senadores e da pressão de entidades representativas dos servidores, o privilégio ficará previsto em lei. A grande sacada é que apenas verbas remuneratórias (de caráter salarial) poderão ser limitadas ao teto.
Dessa forma, estaria liberado o pagamento de todas as verbas classificadas como indenizatórias, decorrentes de circunstâncias que “justificam seu pagamento”, o que as isenta de desconto de Imposto de Renda e previdenciário.

Jiu-Jitsu maranhense é destaque em SP
No Sul Americano de Jiu-Jitsu realizado no fim de semana em São Paulo, um maranhense conquistou o vice-campeonato: Haroldo Gomes, vitorioso na categoria meio-pesado. Mil e quinhentos atletas participaram da competição.

TRIVIAL VARIADO

Depois da onda das mulheres-frutas, a era do terrorismo deverá lançar outra moda: as mulheres-bombas. E a primeira voluntária deverá ser uma britânica.

Resultado curto e grosso de pesquisa do Instituto Datafolha: de cada dez brasileiros, oito entendem que o mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, deveria ser cassado.

Diz a Época: “Se o Planalto não conseguir aprovar o projeto que permite ao governo fechar as contas com déficit de 51 bilhões de reais, é altamente provável que ele autorize o pedido de impeachment do jurista Hélio Bicudo”.

Dezembro vai dar a largada para o fim de ano e suas festas. Para o Revéillon do Cafe de La Music, no Hotel Pestana, Cahio Massuci figura entre os DJs convidados.

A crise deve mexer também no Natal dos brasileiros. Este ano, os piscas-piscas de algumas árvores deverão ser substituídos por algo que não implique em gasto de energia.

Pesquisa Datafolha divulgada sábado pelo jornal “Folha de S. Paulo” apontou a corrupção como maior problema do país. Mas qual é a novidade?

DE RELANCE

Exposição em Brasília
As belezas do Maranhão e um pouco do dia a dia do maranhense serão retratados na exposição fotográfica “Maranhão - Terra das águas”, a partir de amanhã, na Câmara dos Deputados, em Brasília, paralelamente ao II Fórum Parlamentar da Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe. O foco é mostrar para as centenas de pessoas que passam diariamente pelo corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães que, além das incontáveis belezas naturais e da exuberância de rios e marés, o Maranhão também é rico em pessoas, que apesar da vida simples, orgulham-se em tirar o sustento de suas famílias desta terra que acolhe e encanta pessoas do mundo todo.

Um shutdown
A situação das contas públicas no Brasil é dramática. A presidente Dilma Rousseff, que está na França (onde participa da Conferência sobre o Clima), já indicou à equipe econômica que não preserve nem programas sociais nem investimentos no corte de R$ 10,7 bilhões que será feito no orçamento. Só estarão preservados da tesoura salários de servidores, benefícios do programa Bolsa Família e aposentadorias pagas pelo INSS. Os cortes confirmam o colapso fiscal do governo. Como ainda não tem meta fiscal para 2015, Dilma foi obrigada a fechar o governo para balanço. Um shutdown, como ressaltam os economistas.

Filmes de Murilo Salles
O filme “O Fim e os Meios”, do cineasta Murilo Salles, vai estrear quinta-feira no cinema do São Luís Shopping, enquanto “Passarinho lá de Nova Iorque”, também dele, será exibido no Cine Praia Grande, mas no dia10. Neste último, o personagem-tema é o diretor Cícero Filho (foi visto sábado no camarote do show de Wesley Safadão), de “Ai que Vida!” e “Flor de Abril”, películas de relativo sucesso no circuito nordestino.

Estados Unidos e Canadá
Durante o VI Encontro de Iniciação Científica e o II Simpósio de Direito e Saúde realizado recentemente pelo instituto Florence de Ensino Superior, a Diretoria apresentou projetos e ações que serão desenvolvidos em 2016, entre elas, a inclusão da disciplina Inglês na grade curricular dos cursos de graduação e parcerias com instituições
de ensino dos Estados Unidos e Canadá para a realização de intercâmbios. Essas ações visam a fortalecer e aprimorar a formação dos estudantes maranhenses, possibilitando-os troca de experiências com centros de pesquisas mais avançados.

Pela ética
Desde sua criação, em 2001, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados já foi acionado 128 vezes e propôs a cassação de 22 parlamentares, ou seja, 17% dos processos que tramitaram no colegiado. Desses, apenas seis foram confirmadas pelo plenário da Casa. Sem atividades ao longo deste ano, o conselho voltou ao centro das atenções neste mês com a instauração de um processo para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposta quebra de decoro parlamentar.

Máquina pública comprometida
O contingenciamento de recursos que será publicado hoje poderá levar à paralisia do governo, caso o Congresso Nacional demore a aprovar a alteração da meta fiscal de 2015. Segundo economistas, o prolongamento do bloqueio de R$ 10,7 bilhões poderá comprometer o funcionamento da máquina pública.

Em Belém
Diretor regional do Senai e superintendente do IEL, Marco Moura representou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, na inauguração da Unidade I do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais, na semana passada, em evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará. Localizado no centro de Belém, o Instituto está inserido em uma rede de institutos de inovação focados no desenvolvimento de pesquisa aplicada e de alta complexidade em áreas específicas e estratégicas da indústria. Na ocasião, Moura lembrou que o Maranhão também terá um instituto de tecnologia especifico para a área de construção civil, com previsão de implantação para 2016

Para refletir com Abraham Lincoln:
“Nenhum homem tem a memória tão boa para se tornar um mentiroso bem sucedido”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.