BRASÍLIA - Os portos brasileiros devem registrar um aumento de 4,8% no volume de movimentação de cargas em 2015 em relação ao ano passado.
O número foi apresentado pelo ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, na última sexta-feira (27), no 2º Fórum de Infraestrutura, no Rio de Janeiro. Ele lembrou que, desde 2003, o volume de movimentação de cargas cresceu 70%. “Neste ano, deve crescer 4,8%”, destacou.
“Mesmo neste momento difícil da economia, o setor portuário se apresenta como uma opção para o crescimento”, afirmou o ministro. Barbalho mostrou que no Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) há a previsão de aumento em 103% na movimentação de cargas entre 2015 e 2042.
“Nosso papel ė o de apresentar a todos as oportunidades de crescimento e de investimentos no setor”, afirmou. Para isso, Helder Barbalho defendeu a integração dos planos estratégicos de todos os gestores logísticos.
“Por exemplo, as obras de rodovias e de ferrovias devem ser coordenadas para se encontrarem com as obras dos terminais portuários”, ressaltou. “Cito o caso do Arco Norte. As obras da BR-163 e da futura ferrovia, bem como a ampliação da Ferrovia Norte Sul, são fundamentais para atrair investidores para os terminais de Outeiro e Vila do Conde”, disse. Segundo o ministro, isso criará uma opção logística para o escoamento da soja do Centro-Oeste.
Saiba Mais
- Terminais maranhenses lideram movimentação de cargas portuárias
- III Simpósio de Gestão Portuária acontecerá de 28 a 30 deste mês
- União Europeia se recusa abrir portos para a entrada de migrantes
- Mais de 54 mil navios atracaram nos portos do país, em 2016
- Grupo Wtorres investirá R$ 780 mi em novo terminal portuário no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.