Espetáculos

Dramaturgia em cena

Semana de Teatro no Maranhão começou ontem e prossegue até o dia 15, com apresentação de espetáculos, oficinas, performances e outras atividades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Cenas do espetáculo Palita no Trapézio)

Depois da semana dedicada à dança, chegou a vez da Semana de Teatro no Maranhão, que foi aberta ontem durante solenidade no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), com homenagens a profissionais de teatro e apresentação do primeiro espetáculo do evento, a comédia de costumes “Pão com Ovo”. Em comemoração aos 10 anos ininterruptos da iniciativa, que já faz parte do calendário cultural local, a programação terá oito oficinas ministradas por profissionais de teatro e convidados de outros estados, nas salas do Arthur Azevedo, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Casarão Angellus Novus (Praia Grande) e auditório do Curso de História da Uema.

Para os espetáculos, performances e intervenções, 20 trabalhos de São Luís, quatro do interior e três de outras cidades foram selecionados. As apresentações acontecerão nos teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré, no Casarão Angellus Novus (Praia Grande), Guest House (Centro Histórico), Hall do Odylo Costa,filho e Praça Nauro Machado, em sessões pela manhã, tarde e noite. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente nas bilheterias a partir das 14h, a cada dia de espetáculo.

Na programação de hoje, às 9h30, estará em cartaz “Palita no Trapézio”, no Teatro Arthur Azevedo, e à tarde, o espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes”, às 18h, na sede da Pequena Companhia de Teatro (Praia Grande). Depois, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), será a vez de “Privada”, pela Cia. Tabu, e em seguida, no mesmo local, “Hominus Brasilis”, pela Cia. de Teatro Manual, do Rio de Janeiro, no Teatro Arthur Azevedo.

Nesta edição os homenageados são os atores e atrizes Urias de Oliveira, Uimar Junior, Júlio César da Hora, Gilson César, Paixão, Sandra Cordeiro, Mundinha Araújo, Lúcia Gato, Jô Santos, Josué da Luz e Lauande Aires, profissionais de teatro que dedicam suas vidas e trabalhos às artes cênicas, em especial ao teatro.

Oficinas - As oficinas começaram ontem e se estenderão até os dias 11 e 12. São aulas de música cênica e construção de instrumentos, entre elas, uma ministrada pelo professor Luciano Bruno Ferreira “Millor”, do Rio de Janeiro, cujas aulas acontecem na Sala de Oficina do Odylo Costa, filho, das 8h30 às 12h, e Gestão e Produção em Teatro de Grupo, com Renata Kaiser (Natal), no Auditório do Prédio de História da Uema, das 13h30 às 17h.

Entre os espetáculos selecionados, estão “Tempo de Espera”, do Grupo Teatro Novo, de Fortaleza, Hominus Brasilis, da Cia. de Teatro Manual (Rio de Janeiro) e “A Dona da História”, de Duas Companhias, de Recife, entre aqueles dedicados ao público adulto.

Das cidades do interior, participam “Enquanto Shakespeare Não Vem” (Açailândia), da Cordão de Teatro, “Privada”, da Cia Tabu (Açailândia), “Café no Quarto Amarelo” (Cantanhede), da Cia Fundo de Pote e “Quando o Amor é Assim e não Assado” (Timon), com a Humanitas de Teatro, entre outros.

Da capital, estão na programação “Velhos Caem do Céu como Canivetes”, da Pequena Companhia de Teatro, “Negro Cosme” (Cena Aberta), “As Três Fiandeiras” (Xama Teatro), “As 10 coisas que meu pai deveria ter ouvido antes de ter ido para a guerra” (DRAO), “Meu pé de Alecrim” (Grupo Grita), entre outros. Entre as performances, a Cia do Imaginário apresentará “O Amor…” e entre os infantis, “A Aventura do Lobo” (Companhia Artífice-Mor) e “Palita no Trapézio” (Miramundo).

Serviço

O que

Semana de Dança

Quando

Até domingo, dia 15

Onde

Teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré, Casarão Angellus Novus, Guest House, Hall do Odylo Costa,filho e Praça Nauro Machado

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.