Forbes

Presidente russo lidera lista dos mais poderosos

Relação divulgada pela Forbes inclui a chanceler alemã Angela Merkel como a mulher mais poderosa; Obama ocupa a terceira colocação, seguido do papa Francisco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Putin)

Washington - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lidera pelo terceiro ano consecutivo a lista de personalidades mais poderosas da revista Forbes, seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel; pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e pelo papa Francisco.

A lista inclui 73 personalidades de todo o mundo, levando em conta o dinheiro que controlam, a quantidade de gente atingida por suas decisões e a esfera de sua influência.

A presidente Dilma Rousseff aparece na 37ª posição e é a quarta mulher mais bem colocada. No ano passado, apareceu em 31º lugar. E é a primeira vez desde que o ranking é elaborado que um presidente em exercício dos Estados Unidos não ocupa um dos dois primeiros lugares da lista. Na relação publicada ontem, Merkel avançou três postos com relação ao ano passado, enquanto Obama perdeu um e o papa Francisco se manteve no mesmo lugar. O presidente da China, Xi Jinping, é o quinto da lista, dois postos a menos da que ocupava na edição anterior.

Depois do papa, que é argentino, o próximo latino-americano a aparecer na lista é o empresário mexicano Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, que ocupa o 15° lugar. Slim é seguido, entre os latino-americanos, pela presidente Dilma Rousseff, que aparece na 37ª posição, e o governante mexicano Enrique Peña Nieto, no posto 52.

Da mesma forma que na edição do ano passado, entre as 73 personalidades selecionadas está o líder do Estado Islâmico (EI), Abu BakralBagdadi, que é o 57°, três postos a menos que na lista de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.