Eleição

Justiça nega pedido de deputados e mantém para hoje a eleição do PMDB

Com a decisão judicial e o indeferimento do registro da chapa liderada por Andrea Murad e Hildo Rocha, o senador João Alberto, torna-se candidato único no pleito

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(João Alberto no PMDB)

A juíza auxiliar Janaina Araujo de Carvalho, da 9ª Vara Cível da capital, indeferiu na tarde de ontem pedido de adiamento do deputado federal Hildo Rocha e da deputada estadual Andrea Murad e manteve para hoje a eleição do Diretório Estadual do PMDB.

Os parlamentares, que lideram a chapa “Renovar para Crescer”, haviam ingressado com a ação no início da semana, com a sustentação de que houve descumprimento ao estatuto e fraude no processo eleitoral por parte do comando do PMDB, o que inviabilizava a realização democrática do pleito.

Ao analisar o caso, contudo, a magistrada afirmou não haver encontrado provas de que a direção partidária tenha burlado as regras internas do partido.

“Não verifiquei a existência de norma expressa no estatuto do PMDB versando acerca da necessidade de expedição de edital para a convocação da reunião do Diretório a fim de deliberar sobre o número dos futuros membros do Diretório, tal como aduzem os autores. Ante ao exposto, ausente o requisito da verossimilhança da alegação, indefiro o pedido de tutela antecipada”, despachou.

Com o indeferimento do pedido de tutela antecipada, ficou inalterada para hoje, a partir das 9h, o início da eleição para a escolha do diretório e em seguida da executiva estadual da sigla.

O senador João Alberto, presidente do partido e que busca a reeleição, portanto, candidato de chapa única, deve ser reeleito no fim do dia, após a contagem dos votos.

Ele conta com o apoio do deputado estadual Roberto Costa e do deputado federal Alberto Filho.

Indeferimento – Na última terça-feira, o presidente em exercício da legenda, ex-senador Remi Ribeiro, indeferiu o pedido de cancelamento da eleição protocolado pela chapa “Renovar para Crescer”.

Na argumentação, Ribeiro afirmou não ter encontrado qualquer elemento que justificasse o cancelamento do pleito.

Assegurou que todos os trâmites estatutários foram cumpridos e que o processo segue dentro da normalidade. Na oportunidade, o ex-deputado estadual Ricardo Murad, acusou a direção do partido de truculência e autoritarismo.

“Não se justifica o medo de uma disputa democrática, muito menos o império do autoritarismo totalitário”, afirmou.

Andrea Murad e Hildo Rocha também lamentaram, na ocasião, a decisão da direção estadual, e asseguraram que iriam recorrer à Justiça. O pedido feito no âmbito judicial, contudo, foi rejeitado.

Mais

O senador João Alberto, presidente estadual do PMDB, assegurou contar com o apoio do senador Edison Lobão e da ex-governadora Roseana Sarney para a disputa. Ele considerou normal a divergência com Andrea Murad e Hildo Rocha em relação ao comando do partido, sob a alegação de que o que está em jogo é uma disputa política. “Após a eleição tudo volta ao normal. O partido está coeso hoje e assim permanecerá”, finalizou.

Michel Temer nega pedido de intervenção

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, negou ontem o pedido de intervenção no diretório estadual, protocolado pela chapa “Renovar para Crescer”, liderada pelo deputado federal Hildo Rocha e pela deputada estadual Andrea Murad.

Temer se baseou em parecer da assessoria jurídica da legenda para dar o posicionamento oficial. Além de negar o pedido de intervenção, ele manteve para hoje a eleição do diretório estadual, que tem como candidato único o senador João Alberto.

Apesar disso, ele pediu ao presidente do partido no Maranhão, explicações sobre o caso. Isso em decorrência da pressão exercida em Brasília pelo deputado federal Hildo Rocha.

Após de eleito o diretório estadual do partido, serão escolhidos os membros da executiva estadual.

São esses membros quem deverão decidir os rumos da legenda na eleição de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.