Herói

Bombeiro salva a vida, por telefone, de idoso engasgado

É a segunda vez, em menos de uma semana, que o capitão Diego Renier, resgata uma vítima; ele salvou um bebê na semana passada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Capitão Diego Renier fez dois salvamentos por telefone em menos de uma semana
Capitão Diego Renier fez dois salvamentos por telefone em menos de uma semana (bombeiro)

Um idoso de 72 anos foi salvo na tarde desta quarta-feira (30) após ação, por telefone, da equipe da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Ciops). O bombeiro que atendeu a chamada foi o mesmo que fez o salvamento de um bebê recém-nascido na semana passada.

Em entrevista a O ESTADO, o tenente-coronel Paulo Andrade, comandante operacional metropolitano do Corpo de Bombeiros, afirmou que por volta das 14h30 a filha da vítima ligou para o 193 pedindo ajuda. O seu pai, que teria Alzheimer, estava sofrendo de asfixia causada por um engasgamento.

A chamada foi atendida pelo capitão Diego Renier, que orientou a vítima quanto aos procedimentos a serem adotados para ajudar a vítima. Após alguns minutos, o idoso conseguiu de desengasgar, com a ajuda da filha.

Para o tenente-coronel Paulo Andrade, a condução da situação é motivo de orgulho para a equipe. "A equipe da Central de Operações mais uma vez nos enchem de orgulho. O número 193 salva vidas", disse.

Outro caso - É a segunda vez, em menos de uma semana, que o capitão Diego Renier, salva a vida de uma vítima por telefone. Na quarta-feira (24), um bebê de nove dias, que também estava engasgado, foi resgatado depois que a mãe, Jéssica Miranda de Almeida, de 24 anos, ligou para o 193.

Na ocasião, a mãe estava amamentando a filha e a colocou para dormir e, em seguida, percebeu que a criança não estava respirando bem. Após tentar ajudar a menina, sem sucesso, ela resolveu ligar para o Ciops. Ela recebeu orientações do capitão Renier, que foi crucial para a recuperação do bebê.

O bombeiro, na ligação que durou cerca de 3 minutos, recomendou que os pais a executassem a Manobra de Heimlich. No procedimento, uma pessoa usa as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma. Isso comprime os pulmões e faz pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.