Reforma

Audiência pública discutirá reforma da Rua Grande

Obras de revitalização do principal polo comercial de São Luís estão previstas para começar na segunda quinzena de outubro, depois da discussão sobre o tema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
REFORMA: Rua Grande  passará por obras que devem durar um ano e meio
REFORMA: Rua Grande passará por obras que devem durar um ano e meio (Rua Grande)

Uma audiência pública marcada para o dia 15 de outubro discutirá o início das obras de reforma da Rua Grande, principal polo comercial de São Luís. A revi­talização da via está prevista para começar na segunda quinzena do próximo mês, logo depois da audiência, e se estenderá por aproximadamente um ano e meio.

A audiência foi agendada durante uma reunião realizada na segun­da-feira, dia 21, da qual participaram o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Fábio Ribeiro; a superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

No encontro, realizado no Palácio de La Ravardière, sede do Exe­cutivo municipal, ficou acordado ainda que a Prefeitura realizará intervenções relacionadas ao tráfego de veículos no local e disciplinamento do comércio ambulante durante a realização das obras, além da definição de locais e horários para a realização das atividades de carga e descarga de mercadorias dos lojistas.

Revitalização
A ordem de serviço para as obras de requalificação urbanística da Rua Grande foi assinada em 26 de abril deste ano e licitada pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI).

Os serviços serão executados por um consórcio formado por uma empresa maranhense e ou­tra pernambucana.

Por causa dos trabalhos de drenagem profunda que serão feitos, a obra começará no sentido do antigo Cine Passeio para a Praça João Lisboa. Assim, a quadra inicial que será reformada compreende o trecho que vai do Palacete Gentil Braga às Lojas Ame­ricanas.

Trânsito será modificado
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, um pacote de intervenções será realizada na região central da cidade por causa da reforma da Rua Grande. Entre elas, destaca-se a inversão do sentido da Rua Paz (hoje o tráfego de veículos é no sentido Deodoro/João Lisboa e passará a ser feito no sentido contrário). A Rua do Egito passará a ter apenas um sentido, saindo da Ponte José Sarney (Ponte do São Francisco), em direção à Praça João Lisboa. Também haverá mudanças nas ruas de Nazaré e de Santana, Avenida Magalhães de Almeida, entre outras.

“Na audiência marcada, vamos mostrar o projeto de reforma da Rua Grande para os lojistas e discutir cada ponto com eles”Kátia Bogéa Superintendente do Iphan

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.