Como programado

Iphan confirma reforma da Rua Grande para o mês de outubro

De acordo com a superintendente do órgão, Kátia Bogéa, atividades previstas no cronograma estão sendo seguidas normalmente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Com reforma, Rua Grande não terá mais calçadas; a via terá piso nivelado, em granito de alta resistência
Com reforma, Rua Grande não terá mais calçadas; a via terá piso nivelado, em granito de alta resistência (Rua Grande)

As obras para a reforma da Rua Grande estão confirmadas para começar em outubro, conforme informou ontem a O Estado a superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. A ordem de serviço da obra foi assinada no dia 26 de abril deste ano e, assim que iniciadas, as atividades se estenderão por um ano e meio.

De acordo com Bogéa, o cronograma para a execução dos serviços está sendo seguido e as atividades sendo realizadas dentro do prazo que foi estabelecido. A apresentação do projeto da reforma da Rua Grande será feita em setembro para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e a reforma marcada para o mês de outubro.

"Estamos cumprindo todos os prazos, ouvindo todo mundo. É uma obra complexa e delicada, e vamos tentar diminuir ao máximo os transtornos para os lojistas e transeuntes. O objetivo é trazer qualidade de vida e melhorar um espaço que é muito utilizado pela população. Por isso, tem que haver todos os cuidados e responsabilidades", disse Kátia Bogéa.

Serviços - A ordem de serviço para as obras de requalificação urbanística da Rua Grande foi assinada em 26 de abril deste ano e licitada pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI). Por esse modelo, a empresa vencedora do processo de licitação fica responsável não apenas pela execução da obra, mas também pela elaboração do projeto executivo, etapa que no modelo antigo de licitação era feita pelo poder público, encurtando o tempo entre a publicação do edital de licitação e a homologação. Os serviços serão executados por um consórcio formado por uma empresa maranhense e outra pernambucana.

Por causa dos trabalhos de drenagem profunda que serão feitos, a obra começará no sentido do antigo Cine Passeio para a Praça João Lisboa. Assim, a quadra inicial que será reformada compreende o trecho que vai do Palacete Gentil Braga às Lojas Americanas. À medida que os trabalhos de uma quadra forem finalizados, a empresa começa os trabalhos da quadra seguinte e assim sucessivamente, até que se chegue à última, na altura da Praça João Lisboa.

O projeto urbanístico da obra inclui o nivelamento total da via, que não terá mais calçadas, mas um piso todo em granito de altíssima resistência; drenagem profunda; rede de esgotamento sanitário e será embutida toda a fiação elétrica e telefônica, que causa uma série de problemas à Rua Grande. O principal deles é o comprometimento da aparência estética do conjunto de casarões da via. Além disso, em caso de queda, a fiação pode deixar toda a rua sem energia elétrica.

Também serão instalados postes de iluminação e equipamentos urbanos (lixeiras, jardineiras, bancos colocados em pontos estratégicos para não comprometer a visão das fachadas que ainda preservam as características arquitetônicas originais, iluminação artística, acessibilidade, sinalização e outros). Os equipamentos serão instalados de modo a permitir que em caso de emergência ambulâncias e outros veículos do tipo possam se deslocar com facilidade.

MAIS
Também será feita a acessibilidade
total dos cruzamentos da Rua Grande para garantir a mobilidade urbana. Todas as transversais da rua receberão serviços em um trecho de até 5 metros para ser feito o nivelamento para que crianças, idosos, cadeirantes e outras pessoas com dificuldades de locomoção possam acessar a Rua Grande em segurança. Por causa disso, os serviços de carga e descarga e de coleta do lixo terão de ser feitos por veículos menores e pelas transversais. A obra inclui ainda o monitoramento eletrônico 24 horas de toda a via.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.