Devoção

Festejo de São José de Ribamar foi encerrado ontem com procissão

Festa em homenagem ao padroeiro do Maranhão começou no dia 28 de agosto; devotos fizeram pagamento de promessas por conta de graças concedidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Procissão com a imagem de São José de Ribamar reuniu milhares de fiéis católicos; evento marcou encerramento de festejo ao santo
Procissão com a imagem de São José de Ribamar reuniu milhares de fiéis católicos; evento marcou encerramento de festejo ao santo

O festejo de São José de Ribamar foi encerrado com uma procissão nas ruas da cidade balneária que leva o nome do santo. Milhares de devotos acompanham a imagem da Sagrada Família com grande animação, assim como em outras celebrações da programação. Em 10 dias, foram celebradas cerca de 50 missas e realizadas seis romarias nesse período.

O festejo terminou com muitas demonstrações de fé e devoção. O próprio andor em que era carregada a imagem peregrina seguiu com várias miniaturas de casas colocadas por devotos para agradecer graça da casa própria. Fiéis também acompanharam a procissão levando velas, pequenas imagens de São José, peças de cera e o terço nas mãos.

A procissão contou com a presença de muitas crianças vestidas de anjinhos. Uma delas foi Maria Eloá. Sua avó, Jamile Alves de Oliveira, fez uma promessa a São José de Ribamar para que a pequena fosse curada de um tumor na cabeça. “Prometi que ela viria vestida de anjo por sete anos com uma cor diferente todo ano. Consegui essa e outras graças. Sou tão devota que comprei uma casa em São José de Ribamar para ficar mais perto no festejo”, disse.

A pequena Cecília Maria, de apenas 1 ano, também foi vestida como um anjo. O pai dela, Nerval Neto, explicou que eles estavam pagando uma promessa pela saúde da filha. “Ela apresentou uma intolerância forte a lactose e sofreu muito. Como devotos, nos pegamos a São José de Ribamar. Ela faria um tratamento de três meses e se estivesse curada, a gente pagaria a promessa”, relatou.

Devoção –Durante todo o festejo, devotos fizeram grandes demonstrações de fé na intercessão divina de São José. Muitas aconteceram na Grande Romaria Caminho de São José, realizada no dia 29 de agosto. Foi sob a luz da superlua que milhares de pessoas caminharam da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, até o Santuário de São José de Ribamar, na cidade que leva o nome do santo.

Muitos romeiros aproveitaram para pagar suas promessas ao santo. Para isso, fizeram o percurso levando consigo peças de cera com a forma de algum membro do corpo humano, ou imagens da Sagrada Família ou velas com mais de um metro de comprimento. Houve até quem acompanhasse o cortejo sacro com os pés descalços ao longo dos 25 km entre os pontos de início e chegada.

Segundo o bispo auxiliar dom Esmeraldo Barreto, os pagamentos de promessa são um sinal de comunhão com Deus. “Essa experiência é lugar de encontro com Deus. Através desse símbolo, você quer mostrar sua comunhão com Deus por meio da intercessão de São José, que é o escolhido por Deus para cuidar de Jesus, garantir amor e subsistência”, explicou.

“Essa experiência é lugar de encontro com Deus. Através desse símbolo, você quer mostrar sua comunhão com Deus por meio da intercessão de São José, que é o escolhido por Deus para cuidar de Jesus, garantir amor e subsistência”Dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar

Celebração –Neste ano, o festejo teve como tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, 100 anos de evangelização”, que faz referência aos 100 anos de construção da igreja matriz do Santuário de Ribamar.

O santuário é a mesma edificação construída há 100 anos, que tem sua história ligada a lendas. Uma delas data do período em que os primeiros frades chegaram para fazer a catequese dos índios. Os mesmos fizeram a igreja de costas para o mar e ela caiu, fizeram de lado e ela caiu de novo. Quando fizeram de frente para o mar, permaneceu firme.

Já o lema foi “Família cristã: santuário de fé, esperança e caridade”, que ressalta São José como esposo e pai e a Sagrada Família como modelo para as famílias. É a essa imagem que o padre atribui o grande apelo popular do santo.

Milhares de fiéis foram a São José de Ribamar para louvar, reverenciar e agradecer graças alcançadas
Milhares de fiéis foram a São José de Ribamar para louvar, reverenciar e agradecer graças alcançadas

Veículos irregulares foram apreendidos

Os últimos dias do festejo de São José de Ribamar foram marcados pela Romaria dos Motoqueiros, que não faz parte da programação oficial do evento, mas reúne milhares de pessoas. Foi a 30ª edição do evento que reúne motociclistas do Maranhão e também de outros estados em cortejo pela MA-201 para receberem a bênção do padroeiro do Maranhão.

A concentração foi na Praça do Rodão, localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em São Luís. O cortejo motorizado seguiu até a Praça da Matriz em São José de Ribamar, onde houve a bênção da igreja católica. Durante todo o trajeto, os romeiros foram acompanhados por equipes de motocicletas de polícia militar e viaturas, que também ficaram em postos fixos em locais estratégicos do percurso.

Como as últimas edições da romaria foram marcadas por ocorrências de infrações de trânsito, mortes, atos libidinosos e outras ações delituosas, a Polícia Militar agiu para coibir de maneira preventiva e, em alguns casos, de forma repressiva, as ações que possam tirar a tranquilidade dos participantes do evento.

Irregularidades - De acordo com coronel Antônio Vieira de Aquino, chefe do Comando de Policiamento de Área Metropolitana II (CPAM II),foram apreendidas 80 motocicletas na ação. A maioria das irregularidades identificadas foi por falta de habilitação ou com prazo de validade expirado, IPVA atrasado e, principalmente, por uso de descarga livre. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor à explosão defeituoso, ineficiente ou inoperante é infração grave penalizada com multa e retenção do veículo para regularização. A multa tem o valor de R$ 127,69 e o condutor perde cinco pontos na carteira.

Foram utilizados ainda etilômetros na operação. Segundo o coronel Antônio Vieira, foram registradas sete recusas para fazer o teste do bafômetro e os envolvidos tiveram seus documentos de identificação recolhidos. Somente um teste deu positivo para o uso de álcool. Além disso, foi apreendida uma pistola ponto 40 que estava com um homem em um bar na orla de São José de Ribamar.

O dispositivo policial da operação contou com o apoio das unidades do Comando de Policiamento Áreas Metropolitana (CPAM) I, II e III bem como o Comando de Policiamento Especializado (CPE), Rotam, Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv), BPChoquee Centro Tático Áreo (CTA), unidades não subordinadas e de cadetes da Academia de Polícia Militar.

Com o efetivo empregado, a edição da romaria foi bem diferente dos últimos anos. “Neste ano, a romaria foi tranquila. Diferente de outros anos, que eles praticavam várias irregularidades, foi tudo tranquilo. Cerca de 6 mil motociclistas participaram do início da romaria. Mas com as barreiras, somente 2 mil chegaram a São José de Ribamar e eles também se comportaram muito bem na cidade”, destacou o comandante do CPAM II.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.