Sem comemoração

Estado não realizará desfile cívico do Dia da Raça este ano

Comemorado no dia 5 de setembro, o Dia da Raça é tradicional e costumava levar centenas de estudantes de escolas públicas e particulares para a Avenida Vitorino Freire, na Areinha, para o desfile marcado por patriotismo e diversidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

No dia 5 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Raça com desfiles e outras atividades em todo o seu território. Em São Luís, a data não será assim. Depois de anos, o desfile que é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, não será realizado.

A poucos dias da data comemorativa que celebra a identidade cultural brasileira e a formação da "raça brasileira", a Avenida Vitorino Freire, local onde acontecia o desfile em São Luís, não recebeu nenhuma estrutura de palco, suporte, etc. A ausência reforçou os rumores que circulavam e são verdadeiros. Segundo funcionários da Seduc, não será realizado o desfile estudantil. Somente serão realizadas atividades internas nas unidades de ensino para lembrar a data.

Em vez do tradicional desfile, a Seduc realizará uma programação especial nas escolas durante o mês de setembro. Desfiles acontecerão, mas nas comunidades onde estão inseridas as unidades de ensino. Em nota, a secretaria informou que as escolas de 12 polos da rede estadual de ensino, localizadas em São Luís, realizarão, a partir de sexta-feira, dia 3, atividades culturais e científicas, exposições, mesas redondas, gincanas e caminhadas alusivas à Semana da Pátria, com base no projeto Mês da Pátria no Maranhão: Maranhão de Riquezas e Belezas.

Cada escola ficou responsável por trabalhar temáticas que versam sobre as 19 regionais do estado, culminando com um dia de parada cívica, que contemple a comunidade do bairro ou região, onde a unidade escolar está inserida. As regionais do interior do estado realizarão em seus municípios, paradas cívicas e desfiles estudantis, no dia 7, quando é comemorado o Dia da Pátria. Em São Luís, os desfiles acontecerão nas comunidades onde as escolas estão localizadas em diversas datas.

Tradição - O desfile é ansiosamente esperado por muitas pessoas em São Luís e todos os anos reúne milhares na Areinha para prestigiar os alunos de escolas públicas e privadas. No ano passado, cerca de 15 mil pessoas acompanharam a performance de quase 7 mil estudantes na avenida. A temática abordada pelos alunos foi Brasil Plural e Diverso, em Inclusão e Diversidade.

O desfile, um dos atos cívicos mais tradicionais de São Luís teve participação de 35 pelotões e a apresentação das bandas de música do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros acompanhando a evolução dos estudantes. Outras seis bandas marciais e de fanfarras das escolas completaram a ala musical do desfile cívico.

A festa grandiosa também era esperada por muitas pessoas neste ano que não sabiam que o desfile não acontecerá. Esse é o caso do alfaiate e ex-funcionário público Veneravel Ranulfo da Conceição, que mora próximo ao local dos desfiles e sempre acompanha o evento. "Sempre achei tão bonito os desfiles e venho olhar todo ano. Agora, querem terminar com isso", disse.

O militar Júlio José do Nascimento também lamentou o cancelamento do desfile. Ele, que já participou e levou os filhos para assistir, vê no cancelamento do evento prejuízos para a comemoração local. "Isso é triste. As pessoas já têm uma expectativa. Muita gente vai até lá sem saber que não vai ter desfile. Essa é uma data que já está no calendário e as pessoas ficam esperando", disse.

Para o professor Jorge Antônio Gaspar Neto, a realização de uma programação nas escolas é importante. Mas o desfile deveria continuar centralizado na Areinha. "Todos esses anos as escolas apresentaram seus desfiles comemorando o Dia da Raça. Eles apresentavam suas atividades realizadas dentro das escolas, homenageando um professor, um compositor, dentro do tema geral. Dessa forma, o dia vai ficar parado, porque esse desfile movimentava toda a cidade. Muita gente gosta de acompanhar, ver as apresentações e os próprios alunos ficavam empolgados", disse.

Apesar da não realização do desfile do Dia da Raça na Avenida Vitorino Freire, o desfile cívico-militar, no dia 7, está confirmado. O planejamento para a comemoração ainda está sendo finalizado.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS

As escolas do Polo I (área São Cristóvão e zona rural) estão desenvolvendo atividades com temas referentes às Unidades Regionais de Ensino (UREs) de Açailândia e Bacabal, tais como o parque siderúrgico e madeireiro de Açailândia e agroindústria em Bacabal. Nessas escolas, a culminância acontecerá dia 30.

No Polo II, a temática é o corredor de soja e a Chapada das Mesas, alusivas à URE de Balsas, com atividades dia 24. No Polo III, as temáticas partem de duas UREs: Barra do Corda, que inspirou atividades sobre educação indígena, e Caxias, que vai contar a história de homens e mulheres maranhenses. No dia 17, será a culminância nas escolas e, dia 18, as escolas desfilarão no bairro Cidade Operária.

O Programa Escola Digna e o Plano Mais IDH serão os temas das escolas do Polo IV (área Maiobão - Paço do Lumiar), com atividades dia 29/09. Já o Polo V (Cohab Anil) vai realizar desfile no bairro Cohatrac no dia 4, atividades nas escolas no dia 26 e também desfile no bairro Cohab no dia 30 tendo como tema o Rio Itapecuru.

No Polo VI (Bequimão-Vinhais), as homenagens do mês cívico vão para as UREs de Imperatriz, com o tema Portal da Amazônia e do Tocantins e Pedreiras falando de fauna, por lá vão ter produções científicas, artísticas e culturais e acontecem nos dias 12 e 22.
Também vai acontecer desfile cívico no bairro Monte Castelo, no dia 4, com as escolas do Polo VII (bairros Alemanha e João Paulo). Os temas tratados serão A Região do Arquipélago de Maiaú (URE Pinheiro) e A diversidade de gênero e religião, uma realidade no ambiente escolar (URE Presidente Dutra).

As escolas do Polo VIII (bairros Sacavém e Vila Palmeira) abordarão os temas a partir das UREs de Rosário (saberes tradicionais quilombolas nas escolas brasileiras) e Santa Inês (o aluno parlamentar, sim senhor!). São João dos Patos, a capital dos Bordados, será tema das escolas do Polo IX, com Feira Cultural e apresentações de produções científicas e culturais.

Com inspiração nas UREs de Timon (Terra dos Poetas) e São Luís (A região do turismo cultural), as escolas do Polo X (Itaqui Bacanga) vão desenvolver atividades nas escolas e no Centro de Convenção Paulo Freire, na UFMA com demonstração de trabalhos. Dia 04, vai ter caminhada das escolas do Polo IX (Centro), nos bairros Lira e Madre Deus, mostrando os Saberes da Terra, da URE de Viana. Já as escolas do Polo XII (São José de Ribamar) realizam desfile cívico no bairro Maioba, com menção à URE de Zé Doca, falando sobre o Ecoturismo no Território Maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.