Milhares de pessoas são esperadas na Romaria de Ribamar

Cortejo, que segue a imagem peregrina e sai da Cohab, em São Luís, com destino ao Santuário, acontece na noite deste sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

A Grande Romaria Caminho de São José acontece hoje e deve atrair milhares de devotos, como em todas as edições. Uma estrutura de suporte foi preparada para garantir um percurso tranquilo dos romaria. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos atuarão. O Festejo de São José de Ribamar teve início ontem, com missas durante todo o dia, na cidade balneária.

O cortejo sai da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao santuário em Ribamar, com grande participação de fiéis pagando promessas. A concentração será às 18h30 na Cohab. No trajeto, conta com oito estações. As paradas em pontos estratégicos (Cohab, Forquilha, Lima Verde, Laranjal, Rio São João, Pindaí, São José dos Índios e Praça Verde) representam as etapas da vida de São José, desde o noivado com Maria até a sua morte.

A chegada da romaria no santuário está prevista para as 4h de amanhã. Para que todo o traslado seja tranquilo, vários órgãos atuarão. A Polícia Militar destacará cerca de 60 homens para fazer a segurança dos fiéis. De acordo com o coronel Pedro Ribeiro, comandante de Policiamento de Área Metropolitano, a atuação dos policiais se dará na concentração da romaria na Cohab até o santuário.

Estarão presentes homens do 8º Batalhão de Polícia Militar, da Companhia de Polícia Rodoviária Independente, da Rotam, Batalhão de Choque, Cavalaria e 13º Batalhão de São José de Ribamar. "Serão três comandos envolvidos: os comandos CPAM I e II e o Comando Especializado. Teremos homens em motocicletas, viaturas e a pé, e a Cavalaria estará em Ribamar. Os policiais estarão como batedores em motos e fazendo a segurança", disse o coronel Pedro Ribeiro.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) também estará fazendo ações preventivas no local. Segundo o tenente-coronel Paulo Andrade, comandante operacional metropolitano do CBMMA, cerca de 20 homens vão acompanhar o cortejo a pé e em viaturas, além da ambulância.

De acordo com o vice-reitor do Santuário de São José de Ribamar, o padre Gutemberg Feitosa, a expectativa para a festa é de que os participantes estejam mais voltados para a religiosidade. "Existem vários tipos de festas, e a religiosa é voltada para a oração, estar com a família, pedir perdão dos pecados, pedir graças e fazer seu gesto religioso. A romaria vem com esse objetivo: uma caminhada de penitência, mas também de alegria, que muita gente vem pedir ou agradecer", ressaltou.

Festejo - A Grande Romaria Caminho de São José é apenas uma das seis romarias que acontecerão durante os 10 dias de programação. O festejo começou ontem, com uma alvorada e celebração de missas em vários horários. Uma delas foi celebrada pelo padre Gutemberg Feitosa. "A programação de hoje [ontem] foi linda. Começamos o festejo às 4h, saindo em equipes, acordando a cidade com música, animação e a caminhada da alvorada, às 5h. Fizemos uma breve oração no Moropoia e viemos acompanhados de uma multidão para a missa campal", lembrou.

Ainda de acordo com o padre, muitas pessoas de outras cidades são esperadas para a programação do festejo, por causa do forte apelo popular do santo. A programação do festejo segue até o dia 6 de setembro. Além da Grande Romaria Caminho de São José, também serão realizadas a Romaria das Crianças no dia 30, a Romaria Marítima no dia 5 de setembro e a procissão de São José de Ribamar pelas ruas da cidade balneária, no dia 6 de setembro.

SAIBA MAIS
Fora da programação oficial
, outra romaria que atrai muitos devotos é a dos motoqueiros. Segundo o padre IrailsonBarbosa, os participantes devem dar o mesmo sentido religioso ao evento assim como na romaria que acontece hoje. "Nós vemos esses eventos também como uma graça de Deus. Quando eles nos procuram, a gente acolhe e orienta para não perder aquilo que nós tanto primamos: a espiritualidade, que justamente é casada com o nosso festejo, a questão forte da oração. De forma nenhuma nos posicionamos contra a romaria deles. Sempre acolhemos dando as devidas orientações e fazemos o convite para que eles venham caminhar conosco também na Grande Romaria Caminho de São José", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.