"Prefeita ostentação"

Advogado confirma que prefeita de Bom Jardim se entregará nesta quinta-feira

Carlos Sérgio de Carvalho afirmou que ele e Lidiane Leite estão estudando o melhor momento para ela se entregar à PF

Eduardo Lindoso / O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Lidiane Leite é considerada foragida pela Polícia Federal
Lidiane Leite é considerada foragida pela Polícia Federal (Lidiane Leite entrega )

O advogado da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, confirmou agora pouco em entrevista a O Estado que ela se entregará nesta quinta-feira (27) pela manhã na sede da Polícia Federal. Carlos Sérgio de Carvalho afirmou que agora a noite sua cliente não vai se apresentar. “Agora não, mas muito provavelmente pela manhã ela vai se apresentar. Estamos conversando para resolver isso o mais rápido possível”, disse Carvalho, se querer entrar em detalhes. Nesta quarta-feira ministra Maria Thereza de Assis Moura, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quarta-feira, 26, o pedido de habeas corpus formulado pela defesa.

Lidiane Leite é investigada desde o início do ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundeb e do Pnae.

Mesmo com a firmação do advogado, acredita-se que a prefeita pode ser entregar ainda nesta quarta-feira ou na madrugada de quinta. “Será apenas pela manhã. Agora a noite não é possível”, despistou Carlos Sérgio.

Desvios - A PF estima que os desvio de verba pública na Prefeitura de Bom Jardim pode chegar a R$ 15 milhões. Segundo o superintendente da PF, Alexandre Saraiva, as investigações tiveram início após denúncias da oposição e também de agricultores que foram cadastrados para fornecer alimentos para as escolas municipais.

Segundo a PF, a Prefeitura pagava o fornecimento de alimentos - mesmo sem esses terem sido fornecidos - mas membros da gestão da prefeita Lidiane Leite é que sacavam na "boca do caixa" os valores supostamente depositados para os agricultores.

A Polícia Federal disse que somente neste esquema foram desviados cerca de R$ 1 milhão dos cofres da Prefeitura de Bom Jardim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.