Neste domingo

Parada do Orgulho LGBT deverá reunir 50 mil, na Litorânea

Promovido pelo Grupo Gayvota, o evento integra a XII Semana do Orgulho LGBT, iniciada na quarta-feira, 19, e que este ano prioriza o debate

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Milhares de LGBTs  e simpatizantes participaram da Parada no ano passado, na Avenida Litorânea; nesta edição, evento está marcado para começar e terminar mais cedo
Milhares de LGBTs e simpatizantes participaram da Parada no ano passado, na Avenida Litorânea; nesta edição, evento está marcado para começar e terminar mais cedo (Parada Gay 2014)

São Luís ficará mais colorida hoje. A XII Parada do Orgulho LGBT de São Luís ocorrerá na Avenida Litorânea, com concentração a partir das 14h e saída prevista para as 16h. O evento integra a XII Semana do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), promovida pelo Grupo Gayvota e iniciada na quarta-feira, 19.

De acordo com o coordenador do Grupo Gayvota, Carlos Alberto Lima, estão sendo esperadas na parada cerca de 50 mil pessoas. Serão oito trios elétricos animados por muita música e presença de drag queens e gogo boys. "Este ano, não priorizamos atrações nacionais, primamos mais pelo movimento político, pois nos últimos anos a parada tem sido mais carnavalesca que política. Este ano será diferente", disse a O Estado.

O evento está previsto para encerrar-se às 18h30, na Praça do Pescador. "Vamos começar e encerrar mais cedo, até mesmo por questões de segurança", frisou. Para garantir a tranquilidade do evento, a organização informou que estarão acompanhando o evento 120 policiais militares, 40 guardas municipais e com apoio da Blitz Urbana.

A XII Semana do Orgulho LGBT teve apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias dos Direitos Humanos e Participação Popular, Educação, Saúde, Assessoria Especial, Defensoria Pública, movimentos sociais e Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Saúde e secretaria de Comunicação. O evento teve início na última quarta-feira.


Debate - A Semana do Orgulho LGBT visou debater a construção de ações afirmativas para a população LGBT, o papel do Estado laico na defesa da democracia e o respeito às diferenças e na promoção da cidadania a esta população.

A programação incluiu a discussão sobre temas como Estado Laico em defesa da diversidade e ainda oficina sobre educação e diversidade: o caminho para uma escola sem homofobia; roda de conversa sobre saúde para a população LGBT; metodologia de construção do fluxograma e de notificação de violência homofóbica nas redes de Saúde, Segurança e Assistência; e entrega do Prêmio Gayvota de Direitos Humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.