Um dos ícones do candomblé brasileiro, Euclides Menezes Ferreira, o Pai Euclides Talabyan, foi sepultado na tarde desta terça-feira (18) no Cemitério do Turu, na Estrada da Vitória, em São Luís. Familiares, amigos, pais e mães de santos, a maioria vestida de branco, deram o último adeus em forte clima de comoção. Ele morreu na tarde de ontem aos 78 anos de idade após complicações decorrentes de um infarto.
Segundo o atestado de óbito, Pai Euclides sofreu um infarto agudo do miocárdio e, durante o período de internação, teve pneumonia e choque cardiogênico. Ele estava internado desde a sexta-feira, 14, no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, em decorrência de um infarto.
O corpo do babalorixá estava sendo velado desde o início da noite de ontem no bairro Cruzeiro do Anil, em sua casa e também Casa Fanti-Ashanti, uma casa de candomblé da nação Jeje-Nagô fundada por ele 1958.
Histórico – Pai Euclides abriu o seu terreiro em 1958, no sítio do Igapara, com o nome de Tenda de São Jorge Jardim de Ueira. De acordo com o estatuto do terreiro, transcrito em um dos seus livros publicados, apesar de a Casa ter recebido uma denominação semelhante à de muitos terreiros de umbanda ou de caboclo, já teria nascido identificada com a nação Fanti-Ashanti. Em 1963, a Casa Fanti-Ashanti foi transferida para o Cruzeiro do Anil. Cinco anos depois era realizada ali a primeira iniciação completa de filho da Casa - o paraense João Albino de Aquino. Nos anos seguintes, o terreiro foi crescendo significativamente.
Além dos rituais de Candomblé, do Tambor de Mina e das festas de Ogum, Oxossi, Obaluaiyê, Oxum, Oxalá, Nanã, Xangô, Oxumaré e Oyá, a Casa Fanti-Ashanti também realiza o Samba de Angola para os boiadeiros. Há também rituais ligados à pajelança, ao catolicismo popular (Espírito Santo) e ao folclore (como o boi de Corre Beirada e o Tambor de Taboca).
Pai Euclides concedeu entrevista no mês passado a OESTADOMA.COM, quando opinou sobre direitos LGBTS. Leia clicando aqui.
No início deste ano, ele participou da websérie Os encantos de Rita Benneditto, produzida por OESTADOMA.COM. Assista clicando aqui.
Saiba Mais
- Por complicações da Covid-19, morre aos 85 anos o ator Tarcísio Meira
- Prefeito de São Francisco do Brejão, Ronei Alencar, morre aos 48 anos
- Dia Nacional do Luto: Entendendo como lidar com a perda
- Morre Zeca Belo, ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão
- Morre a jornalista Názile Dualibe vitima de câncer, em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.