Em São Luís

Espetáculo e exposição gratuitos no Sesc Amazônia das Artes

Abertura da exposição “Desalinhada”, na Galeria de Arte do Sesc e apresentação da peça “A poção do amor”, do grupo tocantinense ArtPalco, no Teatro da Cidade, marcam segundo dia do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Espetáculo "A Poção do Amor" será apresentado nesta quarta-feira
Espetáculo "A Poção do Amor" será apresentado nesta quarta-feira (A Poção do Amor)

Artes visuais e dramaturgia marcam o segundo dia de eventos do projeto Sesc Amazônia das Artes, que prossegue em São Luís até o dia 3 de setembro. A exposição “Desalinhada”, da piauiense Bayá será aberta hoje, às 18h30, na Galeria de Arte do Sesc (Praça Deodoro) com visitações até o último dia do evento, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Já o Teatro da Cidade (Centro) recebe, às 15h, a peça “A poção do amor”, encenada pelo grupo o Grupo ArtPalco, de Tocantins. A entrada em ambos é gratuita.

Durante o Amazônia das Artes serão apresentados cinco espetáculos cênicos, três shows musicais, exposição visual e exibição de 10 curtas metragens. Esta é a 8ª edição do projeto, uma rede de intercâmbio das artes e da cultura fora dos grandes centros urbanos.

O projeto é responsável por promover, anualmente a circulação de diferentes produtos artísticos provenientes do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins com o intuito de estimular a produção, difusão, intercâmbio entre os artistas dos estados que compõem a Amazônia Legal e também contribuir para a transformação e desenvolvimento cultural do seu público.

Vinda do Tocantins, a trupe do grupo ArtPalco conta hoje a história de uma pombinha apaixonada que sai à procura de uma poção do amor acreditando que, dessa forma, poderá viver feliz para sempre. Ela conta com a ajuda de sua amiga Maritaca para conquistar o coração daquele que escolheu para ser o seu amado: o Uirapuru, o pássaro mais lindo e com o canto mais belo de toda a floresta Amazônica.

O que a pombinha não sabe, é que o Dr. Carcará, o feiticeiro mais malvado da floresta, fez uma poção do amor justamente para conquistar o coração dela, criando assim uma grande aventura ao lado do ganancioso Urubu. Na peça, eles utilizam elementos do universo do clown e músicas executadas ao vivo.

“A poção do amor” foi adaptada da obra “A poção mágica”, de Mauro Alvim, pelos atores do George Henrique e Tatiane Cristina, com colaboração de Ranieri Leal. A direção é de Luiz de Lima Navarro. O elenco é composto por Eilson Oliveira (Uirapuru), George Henrique (Carcará), Paulo Egídio (Urubu), Tatiane Cristina (Pombinha) e Viviane Faria (Maritaca).

O ArtPalco já se apresentou para os expectadores de Porto Velho, Palmas, Rio Branco, Manaus e Boa Vista, entre outras cidades, visitará ainda Macapá, Belém, Teresina e Cuiabá. O grupo, que teve sua primeira formação em Uberlândia (MG), se instalou em terras tocantinenses em 2011, quando George Henrique se mudou para Araguaína. Entre suas montagens destaca-se “Casos Insanos”, visto por mais de 10 mil espectadores somente no Tocantins.

Exposição - A linha é o ponto de partida da artista plástica Bayá para uma múltipla produção artística. Com um trabalho marcado pela leveza, fluidez dos traços e cores, a exposição “Desalinhada” mergulha nas diferentes nuances da significação.

A mostra é composta por esculturas e telas e nasce de uma inquietação sobre a vida, a liberdade e o desabrochar das potências da artista que é também designer de acessórios e psicóloga por formação.

Utilizando elementos diversos e materiais como tecido, madeira, porcelana fria e linhas, a sua inspiração e técnica abrem possibilidades para novas expectativas e experimentação individual, propondo uma reflexão sobre a condição de estar amarrado ao mundo real ou ao mundo imaginário. “Quando você faz um trabalho de arte de certo modo você acaba se colocando ali. Experimentos, frustrações, anseios, receios, um pedacinho de você”, destaca a artista. “A exposição fala ou tenta falar sobre liberdade - liberdade técnica inclusive - sobre poder escolher, sobre não precisar 'estar na linha', sobre fazer seu próprio caminho”, completa Bayá.

A mostra “Desalinhada” representa o estado do Piauí e participa como convidada do Sesc Amazônia das Artes em virtude da proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural. Além do Maranhão, o trabalho circula por mais quatro estados da Amazônia Legal.

Serviço

O quê

Exposição “Desalinhada” e a peça “A poção do amor”, do projeto Sesc Amazônia das Artes

Quando

Hoje, às 18h30 (abertura da exposição) e às 15h (peça)

Onde

Respectivamente na Galeria de Arte do Sesc (Praça Deodoro) e Teatro da Cidade (Centro)

Entradas gratuitas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.