Protesto

Cerca de 100 índios fazem protesto na porta do Palácio dos Leões

Indígenas reclamam melhorias na educação e falta de pagamento do transporte escolar; Seduc afirma que abriu diálogo com lideranças do movimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Índios exibiram faixas de protesto na porta dos Palácio do Leões
Índios exibiram faixas de protesto na porta dos Palácio do Leões

Cerca de 100 índios Guajajara se reuniram na frente do Palácio dos Leões no início da tarde desta quinta-feira(02) para cobrar do Governo do Estado melhorias na educação indígena. Eles, que são de aldeias das cidades de Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Amarante e Barra do Corda, chegaram a se acorrentar nas grandes que ficam na frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na final da manhã, mas, como não foram recebidos, resolveram se deslocar para a sede do governo.

Entres as reclamações estão o pedido de reativação do conselho indígena de educação, os cursos de formação continuada para professores indígenas, novos contratos para diretores, zeladores e vigias além do pagamento do transporte escolar para alunos se deslocarem das aldeias até as escolas.

Índios cobram do Governo contrato de servidores da educação
Índios cobram do Governo contrato de servidores da educação

“O que foi prometido sobre o transporte escolar não foi cumprido e nós estamos com nossos alunos prejudicados. É muito complicado. Nós precisamos resolver este problema, têm crianças precisam se deslocar por até 40 quilômetros para chegar a escola. E esse é apenas um dos problemas da nossa educação que, por ser urgente, nós precisamos resolver”, disse um dos líderes do movimento, que preferiu não se identificar e falar em nome de todos.

A Secretaria de Estado da Educação informou que se reuniu com lideranças indígenas e apresentou o cronograma de pagamentos do Governo para o transporte escolar indígena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.