Qualidade de vida

Parque do Bom Menino é opção de lazer em São Luís

Espaço público é um dos poucos na capital maranhense que a população pode usar para prática de atividades físicas e de lazer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Pessoas fazem exercício em área do Parque do Bom Menino
Pessoas fazem exercício em área do Parque do Bom Menino (Panaquatira)

Pais e filhos, namorados e amigos são alguns dos personagens que têm visitado o Parque do Bom Menino, além dos praticantes de atividades físicas. O espaço, que é muito procurado por adeptos de caminhada e corrida, é mais uma opção para quem quer relaxar. Com toda a arborização em sua área, o parque se destaca no cenário de São Luís.
O Parque do Bom Menino foi inaugurado em 31 de janeiro de 1970. Construído durante a administração do então governador do Maranhão, José Sarney, o projeto contemplava uma série de opções para a população. Hoje, 45 anos depois, o parque é mais do que uma alternativa para os praticantes de atividade física. Em meio aos avanços da cidade, a correria das pessoas que trabalham na região e o trânsito muitas vezes caótico do Centro são uma referência para alguns visitantes.

Hoje, são 9.557 m² de área total que contam com estações de alongamento, pista de cooper de concreto, ginásio poliesportivo, quadras poliesportivas e academia ao ar livre. Tudo isso cercado por árvores frondosas que oferecem sombra em boa parte do dia. Por isso, muitos buscam a tranquilidade do logradouro.

Visitantes - Quem costuma visitar o parque é o funcionário público José Garcia. Desde 1996, ele frequenta o espaço. No início, só visitava o parque para namorar. Mas hoje o motivo é bem diferente. Sempre que deixa a esposa no trabalho nas tardes de sábado, ele leva os filhos Graziella (9), Anderson (3) e Beatriz (2) para brincar no Parque do Bom Menino enquanto ele aproveita para se exercitar nos aparelhos da academia ao ar livre.

“As crianças ficam muito presas em casa por causa de toda essa violência na cidade. Então, trago eles para brincar um pouco. Essa é uma área boa para quem sabe aproveitar. O esporte é vida e aqui se pratica de graça, ao ar livre. Se você for a uma academia, vai sair caríssimo e você ainda tem que se exercitar no meio daquele ar-condicionado. Aqui é um lugar onde a gente consegue renovar as energias de forma mais saudável. É bom para os meus filhos e para mim também”, afirmou José Garcia.
Além de famílias, o parque atrai muitos casais. Washington Reis e Kaliny Barros são um deles. De acordo com os dois, não são muitos os espaços públicos na cidade tão arejados e com estrutura semelhantes ao Parque do Bom Menino. Por isso, os encontros do casal acontecem no espaço sempre que os dois têm algum tempo livre.

Outro casal que também frequenta o lugar é Paula Sousa e Maurício Macedo. O militar, que mora próximo ao parque, já frequenta o local regularmente para praticar cooper. No último fim de semana, a ida ao parque foi na companhia da namorada, com quem mantém um relacionamento há três anos. “Aqui tem um clima confortável, calmo e tem segurança”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.