Contra poluição

Moradores de Panaquatira realizam ação em defesa do ecossistema

Eles realizaram uma caminhada na manhã deste domingo para protestar contra a poluição nas águas da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Moradores recolhem lixo do chão durante ação realizada neste domingo
Moradores recolhem lixo do chão durante ação realizada neste domingo (passeata)

Moradores de Panaquatira e bairros vizinhos, em São José de Ribamar, fizeram uma caminhada na manhã deste domingo para protestar contra a poluição nas águas da região. Eles temem que, com a implantação de empreendimentos imobiliários na área, o esgoto produzido seja descartado in natura no mar e riachos, causando danos ambientais e sociais.

Os dois empreendimentos de loteamento e condomínio fechado estão em fase inicial de construção na área, apenas com os serviços de terraplanagem. Mas os moradores já temem os impactos que eles podem provocar no ecossistema da região.

Para mostrar que estão atentos às alterações que devem ser feitas na região, os moradores se reuniram para uma caminhada, que seguiu pela principal avenida de acesso à praia de Panaquatira até chegar à faixa de areia. Durante o percurso, os participantes fizeram o recolhimento de lixo descartado nas margens da via e também chamaram a atenção de motoristas e a população local com cartazes e faixas.

De acordo com um dos organizadores, o funcionário público Josafá Castro Monteiro, a preocupação da comunidade com a natureza se dá principalmente por ser dela que se tira o principal meio de subsistência na região. “A comunidade vive da pesca e a Praia de Panaquatira é a única limpa da Região Metropolitana de São Luís. Temos que preservar assim. Não somos contra a instalação dos empreendimentos, mas deve ser de forma responsável”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.