Agrotóxicos

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos chega ao MA

Amanhã, das 8h às 14h, no Parque de Exposição, os produtores do município de Porto Franco serão incentivados a devolver as caixas vazias de defensivos agrícolas, por meio de ação do Sistema Campo Limpo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Equipe do sistema itinerante manuseia embalagens vazias de defensivos agrícolas  //  Divulgação
Equipe do sistema itinerante manuseia embalagens vazias de defensivos agrícolas // Divulgação (Equipe)

Porto Franco – O município de Porto Franco receberá amanhã o Sistema Campo Limpo Itinerante de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas. A ação, que visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região, consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

A coordenação do evento estima que 300 produtores rurais serão beneficiados pela ação, que acontecerá das 8h às 14h no Parque de Exposição do município.

O material devolvido será levado para a central de recebimento de Imperatriz, gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

A ação, que tem a parceria do Impev, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e da Prefeitura de Porto Franco. A promoção é da Aciart.

Inpev - O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Fundado em 14 de dezembro de 2001, o Inpev entrou em funcionamento em março de 2002. Desde então, o instituto integra os diversos elos da cadeia, coordena as atividades para a destinação do material e promove ações de conscientização e educação.

Formam o rol de associados do instituto mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria, dos canais de distribuição e dos agricultores.

Gerenciamento - O Sistema Campo Limpo é gerenciado pelo Inpev, instituição que representa as indústrias fabricantes e/ou registrantes de defensivos agrícolas e que têm o dever, estabelecido por lei, de promover a correta destinação das embalagens vazias desses produtos.

Participam do programa mais de 90 empresas associadas, que respondem por 85% dos custos do sistema, sendo que cada uma destina recursos de forma proporcional ao volume de embalagens colocadas no mercado.

Por meio do Inpev foi organizada uma rede composta por mais de 400 unidades de recebimento de embalagens vazias, em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, gerenciadas por cerca de 260 associações de revendedores, sendo que algumas delas são cogerenciadas pelo instituto.

Os produtores rurais adquirem os defensivos agrícolas em aproximadamente 5 mil distribuidores e cooperativas e se responsabilizam pela lavagem e inutilização das embalagens pós-consumo para, então, enviá-las às unidades de recebimento.

De lá, as embalagens seguem para seu destino final, que pode ser a incineração ou a reciclagem. Os poderes públicos, nas esferas municipal, estadual e federal, respondem pela fiscalização do Sistema e pela orientação e licenciamento das unidades de recebimento, além do apoio às ações educativas.

NÚMEROS

300

produtores rurais serão beneficiados pelo sistema de destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas

90

empresas associadas, que respondem por 85% dos custos do sistema, participam do programa

400

unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas funcionam em 25 estados brasileiros

5 mil

distribuidores e cooperativas e se responsabilizam pela lavagem e inutilização das embalagens pós-consumo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.