Agricultura

Aumenta a produção de hortaliças em Presidente Dutra

Exemplo de avanço do setor é o povoado Santa Rita do Sul, que utiliza técnica de irrigação por gotejamento com apoio de parceiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
O banco de sementes é mais uma das técnicas que passaram a ser utilizadas pelos horticultores do povoado // Divulgação / Sebrae
O banco de sementes é mais uma das técnicas que passaram a ser utilizadas pelos horticultores do povoado // Divulgação / Sebrae (O banco)

Presidente Dutra - Mesmo acostumados com técnicas mais antigas, os produtores em horticultura do povoado de Santa Rita do Sul, no município de Presidente Dutra, passaram a se adaptar a inovadoras e modernas técnicas de plantio, além de desenvolver a gestão da produção – tudo isso por meio do apoio técnico da parceria firmada entre o serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), Prefeitura Municipal de Presidente Dutra e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Os 12 produtores acompanhados neste povoado são atendidos via Projeto de Atendimento Territorial da regional do Sebrae, em Presidente Dutra, repassando métodos que incluem irrigação por gotejamento, uso de telas, banco de sementes, biofertilizantes e espaçamentos mais adequados. As ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a superintendência da Codevasf.

Estas foram as primeiras mudanças sugeridas e implementadas, trazendo um visível aumento da produção de hortaliças, bem como a diversificação da produção.

"Antes desse apoio técnico, todo mundo plantava a mesma coisa e, quando chegávamos à feira, havia muita oferta e o preço do produto caía. Agora, além de um melhor desenvolvimento da plantação, estamos diversificando o plantio", disse o produtor Wesquei Sousa.

O produtor é acompanhado pelo consultor técnico Erivan Pereira e reafirma que a melhoria na produção do grupo teve início após a entrada do apoio do Sebrae.

"Nossa renda melhorou, nossa área de plantio também, além de diversificar o que é plantado, gerando a qualidade dos nossos recursos e produtos”, observou o produtor.

Feirinha - Uma das próximas etapas previstas para o atendimento aos produtores do povoado prevê a realização da Feirinha do Produtor, incentivando o desenvolvimento econômico das comunidades acompanhadas e tornando comum a oferta de produtos saudáveis à população de Presidente Dutra.

“Queremos realizar esta feirinha semanalmente, destacando sempre o esforço da produção local em cultivar produtos livres de agrotóxico e preços bem acessíveis”, afirmou José Noleto, gerente da unidade regional do Sebrae em Presidente Dutra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.