Vacinação contra a gripe

Campanha termina nesta sexta-feira, mas deve ser prorrogada em São Luís

Em São Luís, cobertura vacinal está abaixo de 40% do público-alvo; imunização pode ser encontrada em 66 postos de saúde da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Vacina ainda está disponível em postos de saúde (Foto/Reprodução)
Vacina ainda está disponível em postos de saúde (Foto/Reprodução) (vacina gripe 750 2105)

Mesmo ainda sem confirmação oficial da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a campanha de vacinação contra a gripe deve ser prorrogada em São Luís. Faltando um dia para o encerramento - esta sexta-feira (22) -, menos de 40% do público-alvo recebeu a imunização que protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A meta para a capital maranhense era vacinar 203 mil pessoas.

Em São Luís, a vacina pode ser encontrada em 66 postos de saúde da capital. Devem ser vacinados crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

Segundo o Ministério da Saúde, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do período de maior circulação da gripe, que vai do final de maio até agosto.

Mais informações sobre o assunto você confere na edição desta sexta-feira do Jornal O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.