Prováveis de 2016

Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Se os partidos da base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) poderão vir com quatro candidaturas, talvez as eleições do próximo ano em São Luís tenha um número de candidatos a prefeito maior do que ocorreu em 2012, quando disputaram o comando da capital oito candidatos.

Deverão tentar a Prefeitura de São Luís o ex-deputado federal, Gastão Vieira, hoje no Pros, após se desfiliar há uma semana do PMDB. Vieira já anunciou mais de uma vez em seu perfil em uma rede social que tem a intenção de entrar na disputa. Ele já concorreu ao comando de São Luís em 2008, ao lado de Flávio Dino, João Castelo (PSDB) e Waldir Maranhão (PP).

Deverão entrar na briga também – e até anunciaram a pré-candidatura – o ex-vereador João Bentivi, pelo PRTB, e o médico e irmão do ex-governador Jackson Lago, Zeluís Lago, pelo PPL.

Bentivi já anda mostrando em seu perfil em uma rede social que tem essa intenção e que buscará concretizá-la. Em artigos, o ex-vereador já faz críticas à atual administração e fala das necessidades de serviços em São Luís.

A situação de Zeluís Lago é mais confortável porque ele tem apoio da direção nacional do PPL para disputar o comando da capital. O médico, que ano passado foi candidato a governador, já anunciou sua pré-candidatura e trouxe dirigentes nacionais de seu partido para validar a possibilidade.

Além desses, há os sempre dados como certos candidatos da ultraesquerda: PSTU e PSOL. As duas siglas deverão lançar candidaturas já que o objetivo dos partidos, segundo o que eles mesmos dizem nas entrevistas, é divulgar o máximo as ideias socialistas para a população.

Com tantos pré-candidatos, em se concretizando tantas intenções, a Prefeitura de São Luís deverá ser disputada por nove nomes.

Sem explicar

O senador Roberto Rocha (PSB) usou as redes sociais e falou sobre a história dos cheques de seu filho, vereador Roberto Júnior (PSB), encontrados em posse de agiota.

Rocha somente reclamou que há armação de agente público no vazamento de informações a respeito dos documentos encontrados no cofre do agiota Pacovan.

Mas explicar o que faziam cheques de R$ 100 mil do seu filho com agiota Roberto Rocha não se deu o trabalho.

Representatividade

Advogados maranhenses debateram na sexta-feira, 15, em São Luís, a falta de representatividade da classe pela OAB-MA.

O debate foi promovido pelo Movimento Ordem e Mudança.

Durante um almoço discutiram-se propostas para o movimento, num prenúncio de candidatura de oposição ao grupo comandado por Mário Macieira, atual presidente da Ordem.

Suspensos

Serviços de pelo menos quatro especialidades médicas estão suspensos no Hospital Carlos Macieira (HCM).

Com a nova gestão, serão paralisados atendimentos em cirurgia torácica, cirurgia plástica reparadora, proctologia e clínica de dor.

Em muitos casos, os médicos que prestavam esses serviços foram informados da suspensão por mensagem de texto, via celular.

Agressivos

O jornal O Estado vem sendo alvo de incessantes ataques por parte do próprio governador Flávio Dino (PCdoB) e de muitos dos seus aliados.

Na última semana, no entanto, o comunista e seus asseclas ficaram mais agressivos.

Justamente após O Estado revelar o parentesco entre um juiz que chancelou censura do Governo ao jornal e um assessor do governador.

Visita

O secretário de Estado da Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB), anunciou no fim de semana que o governador Flávio Dino (PCdoB) vai a mais seis cidades nesta semana.

Estão no roteiro Estreito, Porto Franco, Matões, Caxias, Parnarama e São João do Sóter.

É a primeira vez dele em Caxias após a divulgação da reportagem sobre a “Maternidade da Morte”, feita em rede nacional.

Não vai mais?

Um detalhe que chama a atenção na agenda é a ausência de um município.

Mesmo indo a Caxias, Parnarama, Matões e São João do Sóter, o governador Flávio Dino (PCdoB) não passará por Timon, que não fica a 50 quilômetros desse eixo.

E olha que, na campanha, ele prometeu passar pela cidade logo na primeira semana de governo. O que houve?

Apoios

O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, ainda se manifesta timidamente com os partidos políticos visando às eleições de 2016.

O gestor, que disputará a reeleição, ainda aguarda do seu tutor, governador Flávio Dino, uma ação mais efetiva com os aliados para que os rumos comecem a ser definidos.

O prazo dado por Dino a Edivaldo para garantir apoios foi de seis meses. Ou seja, até mês que vem, o prefeito deve estar com a imagem melhor para o governador entrar em campo.

Preocupação

O problema que preocupa Edivaldo Júnior é que os aliados do governador podem se articular até esse prazo e assim promover um racha na base de Dino.

O prefeito fala principalmente do PSB e PPS, que deverão se fundir, tornando praticamente irreversível a candidatura própria do novo partido.

Edivaldo Júnior queria que o governador já garantisse o apoio do PSB mesmo a legenda se fundindo ao PPS.

Violência

Os índices de violência estão cada dia mais alarmantes. O número de crimes violentos cresce a cada dia.

Enquanto isso, o governo estadual jura que existem quedas. Só se for da sensação de segurança da população.

Mas de um governo que comemora prisão de presos e não prevenção de crimes não se pode esperar muito.

Barganha

E há quem diga que o gesto de Waldir Maranhão (PP) de lançar a pré-candidatura de Rose Sales à Prefeitura de São Luís não passa de barganha.

O deputado federal quer na verdade chamar atenção dos prováveis candidatos na capital para a existência do PP e como a legenda pode contribuir na disputa do próximo ano.

Ou ainda como a legenda pode atrapalhar aliados da base do governador nas eleições na capital.

E Mais

As sessões da Câmara Municipal desta semana deverão se dedicar a discussões sobre a reforma política.

Vereadores querem organizar um movimento para reclamar de pontos da reforma como o voto no sistema distrital.

Na Assembleia Legislativa, a oposição deverá fazer novas críticas à Segurança Pública do Estado, que não apresentou avanços até o momento.

O prefeito Edivaldo Júnior reservou um tempo dominical para visitar, ontem, obras na rua do Aririzal e em outros locais. Com imagem seriamente comprometida, corre atrás do prejuízo.

Esta semana deverá ser anunciada nova filiação de vereadores. Astro de Ogum deverá oficializar sua ida para o PR.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.