Sem asfaltamento

Moradores do Alto do Turu protestam contra a falta de infraestrutura da região

Moradores do Alto do Turu protestam contra a falta de infraestrutura da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

[e-s001]Ruas sem pavimentação, ausência de iluminação pública, carência de transporte público e precariedade no serviço de coleta de lixo são apenas alguns dos problemas que fazem parte do cotidiano dos moradores da região do Alto do Turu, área pertencente ao município de São José de Ribamar. Cansados de tanto descaso, os moradores decidiram protestar ontem, mais uma vez, por melhorias na região. Eles bloquearam as vias de acesso à Avenida Principal do Alto do Turu, no início da manhã, no intuito de chamar a atenção do poder público para os problemas da área.

Há um ano, os moradores da região do Alto do Turu fizeram uma manifestação cobrando melhorias para os bairros situados na região. No entanto, desde esse protesto nada foi feito. Ontem, como uma espécie de "comemoração de aniversário", os moradores voltaram a bloquear as ruas do Alto do Turu, principalmente o acesso à Avenida Principal, em mais um protesto cobrando a execução de obras de infraestrutura na região.

Desta vez, foram mais energéticos. Garantiram que, se a Prefeitura de São José de Ribamar não tomar alguma atitude em uma semana, um novo protesto será realizado, desta vez em sua sede do município.

"Há um ano, fizemos um protesto exigindo as mesmas coisas que estamos exigindo hoje e, de lá para cá, nada foi feito. Os ônibus pararam de entrar no bairro por causa da buraqueira. Nenhum dono de empresa vai querer botar seus ônibus em vias como essa. Muita gente já foi assaltada, pois tem de andar quase um quilômetro para pegar ônibus", reclamou Danilo Silva, presidente da Associação dos Moradores do Nova Miritiua.

Sem asfalto - O problema mais crítico na região é a falta de infraestrutura das ruas, cuja pavimentação asfáltica já não existe há muito tempo. Na manhã de ontem, dois carros que tentaram passar por uma das ruas do Jardim Turu, que fica ao lado do Alto Turu ficaram presos em crateras. Os incidentes aconteceram menos de 100 metros um do outro. Pelas outras ruas do bairro, a situação não é diferente, e os moradores padecem com a precariedade das vias.

"Se o prefeito Gil Cutrim não resolver nossa situação, vamos queimar pneus na porta da Prefeitura de São José de Ribamar. Eu moro aqui há 12 anos e nunca vi nada ser feito pela nossa região, pelo contrário, somos esquecidos. As condições do bairro só estão piorando com o passar do tempo", afirmou a moradora Maria do Carmo Ferreira Campos.

[e-s001]Outros problemas - Além da falta de infraestrutura das ruas, os moradores precisam conviver com a falta de iluminação pública, o que potencializa ainda mais a sensação de insegurança vivida pela população da região do Alto do Turu. A ausência de saneamento básico também é alvo de reclamação. Na Avenida Principal, vários bueiros de esgoto entupidos derramam água suja pela via, exalando um forte odor.

Os lixões a céu aberto que se formam em vários pontos da Avenida Principal também são motivo de preocupação. Segundo os moradores, não há coleta de lixo na área e, por isso, os dejetos se acumulam em diversos pontos, pois a população não tem local adequado para descartar o lixo. "A sede do município está muito bonita, arrumada, tudo por causa do turismo. Agora, quem mora na periferia é invisível para eles", complementou Danilo Silva.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São José de Ribamar, para saber quais medidas devem ser tomadas para resolver a situação dos moradores da área do Alto do Turu. Mas, até o fechamento desta página, não obteve resposta.

Há um ano, fizemos um protesto exigindo as mesmas coisas que estamos exigindo hoje e, de lá para cá, nada foi feito"Danilo Silva, presidente da Associação dos Moradores do Nova Miritiua

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.