Sujeira

Montes de lixo se formam em ruas do Jardim São Cristovão

Situação causa mau cheiro e incomoda as pessoas que moram ou passam nos locais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Mulher é flagrada jogando lixo na Rua Bom Jesus, no Jardim São Cristóvão /Biné Morais
Mulher é flagrada jogando lixo na Rua Bom Jesus, no Jardim São Cristóvão /Biné Morais (lixo)

A deficiência da coleta de lixo no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, está contribuindo para a formação de montes de entulhos em ruas dessa localidade. As pessoas que moram ou passam próximos a esses pontos reclamam dos transtornos causados pelo acúmulo do lixo.

Na Avenida II, o lixo ocupa uma das calçadas da via. No local, restos de materiais orgânicos e até mesmo de móveis, como sofás, formam o lamentável cenário. Como consequência, as pessoas têm de andar pelo meio da rua, uma vez que o passeio público está tomado pelo lixo.

Contudo, a situação pior pode ser observada na Rua Bom Jesus. A via foi quase toda tomada por grande quantidade de dejetos, comprometendo a passagem de pedestres. No local, estão restos de materiais orgânicos, causando mau cheiro e atraindo animais. Além disso, entulhos provenientes de materiais de construção, papelão, pedaços de madeira, garrafas pet e plástico, entre outros objetos, contribuem para deixar o espaço mais insalubre.

Incorreto - Além da deficiência na coleta de lixo, a atitude de muitos moradores intensifica ainda mais esse problema. Na manhã de ontem, O Estado flagrou uma mulher depositando lixo na Rua Bom Jesus, fazendo com que o mau cheiro piore na região e aumentando a possibilidade de transmissão de doenças.

"Esse é um problema antigo aqui que até agora não foi resolvido. É uma situação precária e que causa transtornos para qualquer um que passa por aqui. E ainda tem o risco de contaminação", disse o jardineiro William Araújo.

Transtorno maior existe para as pessoas que moram perto desse problema e têm de conviver diariamente com o odor proveniente do lixo. "É muito complicado passar a maior parte do tempo sentindo esse mau cheiro. Esse problema já deveria ter sido resolvido", disse a comerciante Ângela dos Santos.

Procurada por O Estado, a Se-cretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que a coleta de resíduo domiciliar no bairro Jardim São Cristóvão é realizada às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, durante o dia, e que os pontos de despejo que se formam no bairro são ocasionados pelo descarte irregular realizado pelos próprios moradores. Informou ainda que realiza com regularidade a remoção manual e mecanizada dos pontos de despejos, e pede que a população colabore com a limpeza do bairro descartando os resíduos domésticos apenas nos dias e horários previstos para a passagem do caminhão compactador. A Semosp orienta os moradores a contatá-la por meio do telefone 0800 0989 1636, para os casos de denúncia de descarte irregular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.