Irregularidades

Ex-prefeito de Viana é condenado por improbidade administrativa

Rilvamar Luis Gonçalves Moraes desviou recursos repassados pela Funasa.

Divulgação/MPF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
O objeto dos recursos era a construção de 95 módulos sanitários domiciliares no município.
O objeto dos recursos era a construção de 95 módulos sanitários domiciliares no município. (Arte: Imirante.com)

VIANA - O ex-prefeito de Viana, Rilvamar Luis Gonçalves Moraes, foi condenado pela Justiça por desvio de recursos públicos repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao município, em virtude de um convênio com vigência entre junho de 2006 e setembro de 2013.

Leia também: Ex-prefeito de Junco do Maranhão é condenado improbidade administrativa

Segundo o MPF, o objeto dos recursos era a construção de 95 módulos sanitários domiciliares no município, porém, de acordo com parecer financeiro de 2012, não houve a comprovação de recolhimento dos tributos dos serviços discriminados nas notas fiscais e o percentual de execução física do objeto, que deveria ser 80% pelos recursos repassados, era de apenas 52,63%.

Diante disso, a Justiça Federal determinou que o ex-prefeito de Viana Rilvamar Luis Gonçalves Moraes tenha os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos e seja proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo mesmo prazo. Além disso, deve ressarcir integralmente o dano causado aos cofres públicos no valor de R$ 76.802,20 e, ainda, pagar multa civil no valor correspondente a 10% desse valor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.