Equipes de Saúde

SESI Itinerante chega a Tuntum com expectativa de realizar 4.500 atendimentos

Entre os dias 07 e 09 de março, das 8h às 17h, o SESI Maranhão oferece serviços gratuitos de promoção da saúde.

Publipost

- Atualizada em 06/03/2023 às 21h30
O SESI Maranhão realiza as ações de promoção da saúde da população maranhense com o apoio de parceiros locais.
O SESI Maranhão realiza as ações de promoção da saúde da população maranhense com o apoio de parceiros locais. (Divulgação)

TUNTUM - Quem for à Praça de Eventos Municipal de Tuntum, de 07 a 09/03, das 8h às 17h, vai contar com equipes de saúde especializadas na oferta de consultas odontológicas, oftalmológicas, pediatria e clínica geral, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma, testes rápidos, vacinação, atividades recreativas e culturais. O SESI Maranhão realiza as ações de promoção da saúde da população maranhense com o apoio de parceiros locais.  

Em Tuntum, a parceria do SESI é com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Projetos Especiais (SEMPE). Outras secretarias também foram mobilizadas para a ação: Saúde, com distribuição de medicamentos da Farmácia Básica, vacinação e testes rápidos; de Assistência Social, com informações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), cartão do Idoso e demais benefícios; e de Educação, com equipe multiprofissional formada por nutricionista, psicopedagoga e psicóloga. Participam ainda as secretarias da Mulher e da Cultura.  

A secretária municipal de Projetos Especiais, Ana Izabel Azevedo, explicou que o SESI Itinerante soma muito em Tuntum. “Apesar de o município ter 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três postos de saúde avançados, o SESI Itinerante é um megaprojeto especial para o município porque ajuda a desafogar as UBSs e melhora a qualidade de vida da população”, disse a secretária.  

O SESI trabalha com sete unidades móveis no projeto. Elas servem a vários objetivos. Algumas foram adaptadas para servir de consultórios médicos, outra conta com a estrutura de palco e som para realização de atividades recreativas infantis, outra para exames laboratoriais e uma onde funciona uma cozinha, com elaboração de receitas saudáveis que a população pode degustar e aprender a preparar. Tem ainda caminhão baú para transporte de algumas toneladas de equipamentos, como tendas, além de ônibus para auxiliar no deslocamento de uma equipe de quase 50 profissionais do SESI e terceirizados.  

“Definir a logística de todas essas unidades, equipamentos e de uma grande equipe com diversos profissionais – manutenção, motoristas, médicos, técnicos, farmacêutico, jornalista, entre outros – é essencial para que a gente consiga chegar a vários municípios maranhenses com a mesma qualidade dos serviços que o SESI oferece nas suas unidades fixas. O SESI Itinerante é uma contribuição para melhorar a qualidade de vida do maranhense e isso passa pelo acesso à saúde”, ressaltou Lenildes Barbosa Silva, assessora técnica do SESI.   

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.