SÃO LUÍS - A temporada 2025/2026 do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão movimenta estudantes, educadores e entusiastas da ciência e da tecnologia com o tema “UNEARTHED”, que convida jovens de 9 a 19 anos a explorarem as camadas do solo e os mistérios da arqueologia, em uma proposta que conecta passado, presente e futuro por meio da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).
A etapa regional será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, a partir das 08h, no SESI Clube Araçagi, e reunirá equipes do Maranhão e de outros estados, como Piauí, Paraná, Pará, Paraíba e Alagoas. Ao todo, 639 estudantes competem nas três modalidades.
A temática desta temporada desafia os participantes a programarem robôs para cumprir missões em uma mesa que simula um sítio arqueológico e desenvolverem projetos de inovação inspirados na arqueologia. A competição é dividida nas categorias FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), STEM Racing™ e FIRST® Tech Challenge (FTC), totalizando 78 equipes de FLL, 13 de STEM Racing e 5 de FTC nesta edição regional.
No FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), equipes desenvolvem e programam robôs de LEGO® para executar tarefas em uma mesa, além de criarem propostas inovadoras para solucionar problemas reais na arqueologia. Para desenvolver o projeto de inovação as equipes buscaram contato direto com arqueólogos para desenvolver soluções para as problemáticas identificadas. São 78 equipes participando desta categoria, com 29 do SESI Maranhão, 1 do SESI Piauí e 48 equipes por meio do Projeto Prototipando Sonhos, que busca democratizar o acesso à tecnologia em escolas públicas.
Na categoria FIRST® Tech Challenge (FTC), disputada pela primeira vez no regional, os estudantes são desafiados a construir e programar robôs de até 45cm³, utilizando sensores, motores e estratégias avançadas para cumprir missões em uma arena. Apesar de ser a primeira vez da categoria no regional, três equipes maranhenses, Falcons, Everest e Cortex, já conquistaram destaque na temporada passada ao participarem da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica. A equipe Falcons, da Escola SESI São Luís, foi além e representou o SESI-MA no World Festival, torneio internacional de robótica promovido pela FIRST, em Houston, Estados Unidos. Nesta categoria são 5 equipes disputando, 4 do SESI Maranhão e 1 equipe independente de Morros.
A modalidade STEM Racing™, antiga F1 in Schools, tem como foco estimular, ainda no ambiente escolar, o conhecimento em diversas áreas, a partir do gerenciamento de escuderias que simulam o funcionamento de uma empresa, além das competições em pistas de corrida com minicarros de Fórmula 1 projetados em software 3D. Entre as 13 equipes disputando na categoria, 10 são do SESI Maranhão, 2 do SESI Paraná e 1 do SESI Pará.
Nas categorias FTC e STEM Racing, as equipes também criam e implementam projetos sociais que geram impacto real em comunidades maranhenses. As equipes do estado têm se destacado nesse quesito social, o que rendeu ao Maranhão o título de tetracampeão nacional. A escuderia Ragnar, da Escola SESI São Luís, já levou o prêmio nacional na categoria e nesta temporada apresenta o projeto “O som do povo pela RAG”. Com foco em valorizar a riqueza cultural maranhense, a equipe produziu, a partir de materiais recicláveis, instrumentos musicais utilizados em apresentações de grupos artísticos maranhenses.
Para a superintendente do SESI Maranhão, Regina Sodré, o torneio vai além da disputa. “O Torneio SESI de Robótica é uma poderosa ferramenta de transformação educacional. Ele desperta o pensamento crítico, estimula a criatividade e prepara nossos jovens para os desafios do futuro, ao mesmo tempo em que fortalece valores humanos essenciais para a vida em sociedade”, afirma.
Para o Diretor Regional do SESI-MA e presidente da FIEMA, Edilson Baldez a proposta do SESI é democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, envolvendo estudantes da Rede SESI de Educação, escolas públicas, privadas e equipes independentes. “Trabalhamos
O Torneio SESI de Robótica é realizado pelo SESI e FIEMA, com a correalização do Sebrae-MA, STEM Racing e FIRST® LEGO® League Challenge (FLL). O evento conta com o patrocínio da VALE, do Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão e o apoio do Sindipan, Sesc, Só Saúde e Comarh e M. Dias Branco.
PROGRAMAÇÃO
07/02/2026
Chegada das equipes: 7h
Check-in equipes: 7h30
Programação das modalidades: 8h
Almoço: 12h
Programação das modalidades:13h30
Cerimônia de abertura: 18h30
Festa da amizade: 19h30 às 21h
08/02/2026
Chegada das equipes: 8h
Início das avaliações: 8h30
Deliberação de categorias/finais: 11h30
Almoço: 12h
Deliberação Geral: 13h30
Premiação: 15h30
Encerramento: 19h
Saiba Mais
- SESI Folia celebra o carnaval em São Luís
- Diretoria da FIEMA acompanha última edição do ano do SESI Itinerante em Itapecuru-Mirim
- EJA do Sesi: oportunidade e crescimento profissional a trabalhadores da indústria
- SESI Itinerante oferece serviços gratuitos de saúde em Anapurus
- SESI e SENAI participam da Semana da Construção Civil 2025
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.