TIMON – Um cachorro identificado como Bob morreu após ser baleado na zona rural de Timon, no leste do Maranhão. O disparo ocorreu no último dia 15 de julho e, diante da gravidade dos ferimentos, o animal foi submetido à eutanásia humanitária dois dias depois, em 17 de julho. O caso é investigado pela Polícia Civil do Maranhão.
Segundo o tutor do animal, Ageu Alves de Carvalho, estudante de Medicina Veterinária, o tiro teria sido efetuado por um ex-policial militar. A Polícia Civil informou que o caso é investigado por meio de inquérito instaurado no 2º Distrito Policial de Timon para apurar a autoria do crime.
Animal morreu após dois dias de internação
Após a morte de Bob, o tutor procurou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em Teresina (PI), para solicitar que o corpo fosse encaminhado para perícia. O resultado do exame deve contribuir para as investigações.
Cachorro voltou para casa gravemente ferido
De acordo com Ageu, moradores da região relataram ter ouvido um disparo e, em seguida, os gritos do cachorro. Após o tiro, Bob desapareceu e só retornou à residência da família no dia seguinte, já gravemente ferido.
O tutor informou que levou o animal para atendimento veterinário em Teresina e registrou um boletim de ocorrência no 2º Distrito Policial de Timon. Ele também afirma que um veículo ligado ao suspeito teria passado em frente à residência pouco tempo após o disparo.
Ferimentos inviabilizaram recuperação
O relatório veterinário apontou que o disparo provocou fraturas nos dois lados da mandíbula, laceração da língua, comprometimento do palato e de outros tecidos da cavidade oral. O projétil permaneceu alojado na região maxilomandibular.
Além dos traumas, Bob apresentava anemia, baixa contagem de plaquetas, aumento de células de defesa e sinais de dor intensa.
“Quebrou a mandíbula dos dois lados e lacerou a língua. O projétil ficou alojado na região da mandíbula. Quando fui ao ortopedista, ele explicou que seria uma cirurgia extremamente complexa e que o prognóstico era reservado a ruim”, contou Ageu.
Segundo a equipe veterinária, as possibilidades de tratamento envolviam procedimentos de alta complexidade, longo período de recuperação e poucas chances de sucesso. Diante do quadro, foi recomendada a eutanásia humanitária para evitar o sofrimento do animal.
Tutor relata outro episódio
O tutor afirmou que Bob já havia sido atingido por um disparo em 2025, mas sofreu apenas um ferimento superficial e conseguiu se recuperar.
Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, também relatou à reportagem do g1 que o homem apontado pelo tutor já teria sido citado por moradores em outros casos de maus-tratos contra animais. As informações, no entanto, não foram confirmadas oficialmente pelas autoridades.
A Polícia Civil informou que o inquérito instaurado no 2º Distrito Policial de Timon segue em andamento para esclarecer a autoria e as circunstâncias do caso.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.