Eleições 2024

Candidatos à prefeitura de Timon confrontam-se no Debate da TV Mirante

Participaram do debate os candidatos Dinair Veloso (PDT), Dra. Dilcimar (NOVO), Henrique Júnior (PL) e Rafael (PSB).

Ipolítica

Candidatos a prefeito de Timon no Debate da TV Mirante
Candidatos a prefeito de Timon no Debate da TV Mirante (Miguel Chaves)

TIMON - Os candidatos a prefeito de Timon Dinair Veloso (PDT), Dra. Dilcimar (NOVO), Henrique Júnior (PL) e Rafael (PSB) participaram, na noite deste sábado (28) do Debate da TV Mirante. O programa foi transmitido ao vivo pela emissora para a região numa ação inédita do Grupo Mirante.

O programa foi mediado pelo jornalista Giovanni Spinucci, da TV Mirante, e teve quatro blocos.

Os candidatos responderam a perguntas uns dos outros num formato que contou com réplicas e tréplicas.

Veja também: Saiba como foi o debate do Imirante com candidatos a prefeito de São Luís

Veja como foi o debate, bloco a bloco:

1º bloco - apresentação de candidatos e perguntas com temas livres

Cada candidato teve um curto período de tempo para fazer a sua apresentação com a autodescrição para que as pessoas com deficiência visual pudessem conhecer os concorrentes. 

Logo depois disso, por ordem de sorteio, se deu o início do debate, com a primeira pergunta feita pelo candidato Rafael à Dinair Veloso, candidata à reeleição.

O socialista perguntou a Dinair sobre a não revisão de contrato com a empresa Águas de Timon, que faz o serviço de abastecimento de água no município.

Dinair afirmou que o candidato mudou de postura em relação ao tema. Ele disse que enquanto deputado estadual da base governista no Legislativo Estadual, defendia a concessão do sistema de abastecimento de água.

Rafael afirmou que se eleito, vai baixar a tarifa.

Dinair depois perguntou a Dra. Dilcimar sobre qual o planejamento para o sistema de mobilidade urbana. A adversária não respondeu a pergunta e fez questionamentos a respeito do plano de cargos e carreiras para o servidor público municipal. 

Dilcimar afirmou que uma vez eleita, vai doar parte do adicional que eventualmente a prefeita tem direito, ao servidor público municipal. 

O último a perguntar na primeira rodada de perguntas foi o Henrique. Ele também questionou a Rafael, onde ele esteve de 2012 a 2016, quando a empresa Águas de Timon foi contratada pelo município. 

Rafael negou que tenha participado da contratação da empresa e responsabilizou a atual prefeita pela não revisão do contrato e não redução da tarifa de água.

Depois disso, foi iniciado o segundo ciclo de perguntas do primeiro bloco. 

Os candidatos voltaram a trocar acusações a respeito da responsabilidade sobre a revisão ou não do contrato da empresa que presta serviço de abastecimento de água e prometeram, cada um destes, resolver os principais problemas que afetam a cidade no atual cenário. 

Dra. Dilcimar e Rafael foram os que mais fizeram questionamentos a Dinair Veloso. Já o candidato Henrique priorizou defender a sua candidatura, com propostas para alguns dos principais setores da administração pública.

2º bloco - perguntas por temas determinados

 O primeiro tema sorteado foi Geração de Emprego. Rafael perguntou a Dinair sobre a situação do transporte público.

Dinair falou que a situação do transporte público é interestadual e disse que foi em Brasília para buscar recursos para a melhoria do serviço no município. Ele disse que Rafael torce para que a gestão não avance nesse setor. 

Dinair também falou que a sua gestão tem promovido emprego e renda no município. 

Rafael afirmou que os timonenses estão sem estudar e sem trabalhar. Ele afirmou que vai utilizar parte do recurso do IPVA e destinar para o Fundo do Transporte Público, para que as pessoas consigam se locomover.

O segundo tema sorteado foi Educação. Dinair perguntou a Rafael, qual o a proposta do candidato para a melhoria da educação. 

Rafael afirmou que ampliará as escolas em tempo integral e disse que vai melhorar a educação na área rural do município. Também prometeu valorizar os professores do município.

O terceiro tema sorteado foi Infraestrutura. O candidato Henrique perguntou a Dra. Dilcimar o que ela pretende fazer para melhorar a infraestrutura do município. 

A candidata afirmou que se eleita vai fazer o levantamento das obras que estão pendentes na cidade e criticou a atual gestão por uma suposta falta de articulação entre a chefe do Executivo e os seus respectivos secretários. 

Na réplica, Henrique disse que vai mudar a paisagem urbanística da cidade. Ele também prometeu a construção de uma fábrica de bloquetes e outra fábrica de asfalto do município. 

O quarto tema sorteado foi Combate à Corrupção: Dra. Dilcimar voltou a criticar a prefeita e perguntou a Henrique o que ele pretende fazer para combater a corrupção. 

Ele disse que vai equipar a controladoria, disse que vai respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e afirmou que dará transparência à sua gestão. O candidato disse que o cidadão terá acesso a todos os gastos do município por meio de um aplicativo. 

3º bloco: perguntas com temas livres

No terceiro bloco os candidatos puderam voltar a fazer peguntas de temas livres. Pela ordem de sorteio quem fez a primeira pergunta foi a Dra. Dilcimar. 

Ela perguntou ao candidato Henrique qual a proposta do adversário para a geração de emprego e renda. O candidato afirmou que vai construir o novo entroncamento de Timon e prometeu capacitar o cidadão para que haja capacitação técnica para a ocupação de postos de trabalho nas empresas que vão se instalar na cidade.

Dra. Dilcimar afirmou que vai criar o Mutirão do Emprego, com a oferta de oficinas em parcerias público-privadas para a qualificação profissional do cidadão.

O candidato Rafael pediu explicações a Dinair sobre o pagamento de RS 1,3 milhão por uma máquina de ressonância que, segundo ele, jamais foi entregue a uma policlínica.

A adversária prometeu a construção de um centro TEA e de um hospital infantil. Prometeu também melhorar os serviços de saúde do município. 

Na tréplica, Dinair falou sobre a regulação da rede hospitalar e criticou a atuação do deputado estadual. 

Henrique Júnior perguntou a Rafael sobre a reconstrução da cidade, uma vez que ele participou da gestão do ex-prefeito Chico Leitoa. 

Rafael afirmou que ficou pouco mais de 1 ano na gestão de Leitoa, e prometeu resolver os problemas relacionados ao setor de saúde de Timon.

Dinair Veloso perguntou à adversária Dra. Dilcimar sobre a propostas para escolas de tempo integral. 

A candidata afirmou que a pretende fazer com que estudantes do ensino médio sejam qualificados para algum serviço.   

4º bloco: perguntas por temas determinados e considerações finais

O candidato Henrique foi o primeiro candidato. Ele criticou Rafael por ter sugerido que ele é investigado pela Polícia Federal, por ter recebido R$ 1,3 milhão de uma empresa que foi alvo de ação da PF. 

Ele rechaçou ter participado de qualquer esquema e afirmou que prestou serviços à empresa, por isso recebeu recursos dos contratos cumpridos. 

Rafael voltou a fazer as graves acusações contra Henrique Júnior e disse que o seu adversário não está preparado para assumir o comando do município. 

Dinair perguntou a Henrique Júnior o que ele pretende fazer para melhorar os serviços públicos do município de Timon. 

O seu adversário afirmou que vai organizar a máquina e voltou a criticar o candidato Rafael, por ter afirmado que ele é investigado pela PF.

Dra. Dilcimar perguntou à candidata Dinar o que ela tem de propostas para a acessibilidade na cidade de Timon.

A prefeita, que busca a reeleição afirmou que fez, até o momento, o maior número de obras com acessibilidade na história do município. Ela afirmou que vai ampliar a mobilidade urbana da cidade nos próximos 4 anos.

O candidato Rafael perguntou a Dra. Dilcimar sobre uma denúncia levada ao TCE contra a atual gestão, sobre uma máquina de ressonância paga pelo município, mas jamais adquirida. 

Dra. Dilciar falou em improbidade administrativa e voltou a criticar à atual prefeita.

Ao fim das rodadas de perguntas, cada candidato teve 2 minutos para as suas considerações finais. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.