Em Timon

Acusada de participar de morte de adolescentes que cavaram as próprias covas é absolvida de duplo homicídio

Brenda Emanuele Silva Oliveira, de 24 anos, foi julgada na última quarta-feira (13) pelo Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Timon.

Imirante, com informações do g1 MA

Adolescentes foram filmadas cavando a própria cova antes de serem mortas, diz delegado.
Adolescentes foram filmadas cavando a própria cova antes de serem mortas, diz delegado. (Foto: Reprodução)

TIMON - Acusada de participar do homicídio de duas adolescentes, que foram obrigadas a cavar a própria cova, Brenda Emanuele Silva Oliveira, de 24 anos, foi julgada na última quarta-feira (13) pelo Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Timon. A jovem, conhecida como "Manu" ou "Baixinha Afrontosa", foi condenada por integrar organização criminosa e absolvida da acusação de homicídio qualificado. 

O crime de grande repercussão ocorreu no dia 20 de março de 2021, no morro do bairro Parque Aliança, em Timon, no leste do Maranhão. Além da jovem, outras 13 pessoas teriam participado do crime. 

Conforme a denúncia do Ministério Público, Brenda Emanuele teria participado, de forma consciente e voluntária do crime. As duas vítimas teriam sido torturadas com faca, pá e pedaços de madeira pela acusada, que depois obrigou as adolescentes a cavarem a cova onde seriam enterradas.

A acusada está presa desde 19 de julho de 2021, após ter fugido para o Pará, onde foi capturada. Ela foi levada a júri popular na última quarta-feira por participação no duplo homicídio. Na ocasião, Brenda foi absolvida da acusação de homicídio qualificado, mas foi condenada por integrar organização criminosa.

O juiz Rogério Monteles da Costa, presidente do júri determinou que ela cumpra a pena de quatro anos e seis meses em regime aberto, com o uso de tornozeleira eletrônica. Porém, diante da falta de fundamentos que autorizam a prisão preventiva ou a prisão domiciliar, o juiz concedeu à condenada o direito de recorrer da pena em liberdade.

Relembre o caso

 As vítimas, Joyce Ellen dos Santos Moreira e Maria Eduarda de Sousa Lira, estavam desaparecidas em Teresina, no Piauí. As adolescentes foram encontradas mortas e enterrados em covas rasas em Timon, município maranhense vizinho à capital piauiense.

A Polícia Militar encontrou os corpos após o pai de uma das vítimas ir até a Central de Flagrantes de Timon registrar boletim de ocorrência, depois de receber informações de que a filha teria sido vista na cidade maranhense.

Segundo o delegado Joelson Carvalho, as garotas foram executadas a tiros depois de serem torturadas e obrigadas a cavarem as próprias covas. Os criminosos registraram toda ação em vídeo. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.