Processos

Cresce número de ações na Vara do Trabalho de Timon

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

TIMON - O juiz titular da Vara do Trabalho de Timon, Francisco José de Carvalho Neto, realizou inspeção judicial no período de 7 a 10 de janeiro deste ano, em cumprimento à Resolução Administrativa nº 210/2013 e ao Provimento Geral Consolidado do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), Art. 197. Foram examinados 281 processos físicos.

Conforme dados da ata de inspeção, a Vara do Trabalho de Timon apresentou, em 2013, aumento considerável no número de ações trabalhistas recebidas, totalizando o recebimento de 1.880 processos, o que representa um crescimento de 145,43% em relação a 2012, ano em que foi registrado o recebimento de 766 processos.

Em 2013, foram recebidos 668 processos físicos. Com a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara em 25 de março de 2013, e ainda foram recebidos, no mesmo ano, 1.212 processos eletrônicos.

O magistrado titular e os servidores da vara trabalhista têm orientado e conscientizado os jurisdicionados e advogados sobre a importância da conciliação para a solução das demandas judiciais, na busca de alcançar melhores índices na fase de conhecimento e de reduzir a taxa de congestionamento nos processos em fase de execução.

Para maior efetividade na solução dos processos na fase de execução, a Vara do Trabalho de Timon vem utilizando, regularmente, as ferramentas relacionadas aos sistemas Bacen-jud, Renajud, Infojud e Jucema, instrumentos de grande valia para a efetiva solução das demandas na fase executória.

O juiz Carvalho Neto também se reuniu com os servidores da vara, e os repassou orientações e determinações, observando que os atos processuais devem ser praticados dentro do menor lapso, em observância aos prazos legais, ao princípio da celeridade na tramitação processual e à garantia constitucional da razoável duração do processo.

A sede da vara funcionada na Avenida Jaime Rios, 536, em Timon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.