TIMON - Nesta semana, no quadro Você quer saber, do Bom Dia Mirante, o assunto mais votado foi "Transporte público". Em Timon, a população reclama da falta de parada de ônibus. No transporte para a Zona Rural, as péssimas condições das estradas atrasam os percursos e comprometem a estrutura dos veículos.
Na cidade, uma parada foi feita no improviso pelo mecânico Manoel Ramos, que todo dia via pessoas improvisarem um lugar para se proteger da chuva ou do sol. É o caso da estudante Ana Taísa Rabelo, que sofre toda vez que precisa utilizar o transporte público.
Em 2009, a TV Mirante fez uma reportagem sobre a falta de parada de ônibus em Timon. Naquela época, o secretário de infraestrutura disse que havia um projeto de urbanização nessa área. Seriam investidos R$ 4 milhões na construção de 252 paradas e cinco terminais de ônibus. Três anos se passaram e nada foi feito.
Quem vive do transporte rural, também, sofre com a condição das estradas. A empresária Rita Nascimento explica que três vezes por semana faz o transporte de passageiros dos povoados de Timon. São quarenta e cinco quilômetros e três longas horas de uma viagem sofrida.
Nesse caso o Departamento de Trânsito do município até que tentar fiscalizar a condições do ônibus, mas pela situação das estradas pouco pode fazer.
O secretário de Infraestrutura de Timon, Delfino Guimarães, informou que o projeto para a construção das paradas de ônibus depende de recursos externos, provenientes de um convênio com o Banco Mundial. Disse, ainda, que o projeto foi aprovado, mas que os recursos, até agora, não foram liberados.
Saiba Mais
- Secretário-adjunto sobre transporte público na capital
- Em São Luís, mil ônibus atendem mais de um milhão de habitantes
- Em Imperatriz, população não está satisfeita com o transporte público
- População sente falta de transporte público em Codó
- Em Caxias, transporte coletivo é realizado de forma alternativa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.