Determinação

MP pede servidores e viatura em caráter de urgência para delegacia

Segundo informações do MP-MA, várias denúncias foram feitas.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Em São Vicente Ferrer, a delegacia conta com apenas um delegado, dois investigadores e um escrivão de carreira.
Em São Vicente Ferrer, a delegacia conta com apenas um delegado, dois investigadores e um escrivão de carreira. (Arte: Imirante.com)

SÃO VICENTE FERRER - O Ministério Público do Maranhão propôs Ação Civil Pública, no último dia 27 de julho, para que o Estado seja obrigado, em caráter de urgência, a designar servidores para atuar na delegacia do município de São Vicente Ferrer. A ACP foi elaborada pela Promotoria de Justiça de São Vicente Ferrer e pede o envio imediato de um investigador, um escrivão e uma viatura.

De acordo com a promotora de justiça autora da ação, Alessandra Darub Alves, o MP-MA recebeu várias denúncias a respeito do quadro precário da segurança pública no município, que tem como termo judiciário a cidade de Cajapió. A representante do MP-MA diz que o município de São Vicente Ferrer possui alto índice de criminalidade e que, por isso, precisa ter a segurança pública reforçada.

Alessandra Darub conta que, em 2015, a delegacia do município abrigou 26 presos, dentre eles, 12 já condenados. A promotora explica, ainda, que, apesar dos presos terem sido transferidos para o presídio de Pinheiro em fevereiro de 2016, a delegacia recebeu 23 novos presos no mesmo mês.

A promotora de justiça relata que Cajapió está, desde o fim do ano passado, sem qualquer representante da Polícia Civil, tendo apenas um funcionário da prefeitura trabalhando na delegacia. Em São Vicente Ferrer, a delegacia conta com apenas um delegado, dois investigadores e um escrivão de carreira.

Na ação, Alessandra Darub afirma que a situação causa a demora na elaboração de inquéritos policiais, boletins de ocorrência, entre outros documentos expedidos pela Polícia Civil, contribuindo para a insegurança e o aumento da impunidade.

"É inadmissível os dois municípios, que juntos têm cerca de 30 mil habitantes, viverem em constante descaso com a segurança pública", conclui Alessandra Darub.

O MP-MA pede que a Justiça conceda liminar e que a multa aplicada ao Estado, em caso de descumprimento da decisão, seja de R$10 mil ao dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.