Reação

Denunciado por fraude, Lahesio Bonfim questiona parcialidade de Eduardo Nicolau

Prefeito de São Pedro dos Crente é alvo de denúncia por supostas irregularidades na compra de combustíveis.

IMIRANTE.COM

Atualizada em 26/03/2022 às 18h01
Procurador Eduardo Nicolau pediu o afastamento de Lahesion Bonfim
Procurador Eduardo Nicolau pediu o afastamento de Lahesion Bonfim (Foto: Ministério Público)

SÃO PEDRO DOS CRENTES - Alvo de denúncia do procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, por supostas irregularidades na aquisição de combustíveis para a Prefeitura de São Pedro dos Crentes, o prefeito Lahesio Bonfim - pré-candidato a governador pelo Agir 36 - decidiu reagir.

Ele protocolou na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) um pedido de Exceção de Suspeição contra o chefe do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Na ação, a defesa de Lahesio Bonfim afirma que “apesar de estar em segredo de Justiça, o teor da peça inicial e o número de protocolo foram também vertiginosamente disponibilizados nas redes sociais”.

Além da suspeição do procurador, Bonfim ainda pede que seja apurado o vazamento dos autos.

Denúncia - De acordo com a denúncia de Nicolau, Lahesio teria cometido crime ao contratar o fornecimento de combustíveis após a combinação de preços a serem lançados pelas empresas licitantes, sem a devida pesquisa de preços no mercado e ocasionando sobrepreço dos produtos. Tipificada pelo artigo 337-F do Código Penal como frustração do caráter competitivo de processo licitatório, tendo sido incluída pela Lei nº 14.133, de 2021, a conduta sujeita os infratores a pena de reclusão que varia de quatro a oito anos, além de multa.

Após a conclusão do procedimento licitatório, os denunciados ainda realizaram o armazenamento, o transporte e a destinação irregular de combustível na garagem da Prefeitura de São Pedro dos Crentes, o que os enquadra na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998).

Além de denunciar a suposta fraude, o procurador pediu o afastamento do prefeito Lahesio Bonfim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.