SÃO LUÍS – Um gesto simples, mas carregado de empatia, protagonizado pelo colaborador da limpeza Isaías Pinheiro, de 22 anos, chamou atenção nas redes sociais nesta semana. O jovem ajudou um aluno a concluir uma atividade escolar na UEB José de Ribamar Bogéa, localizada no bairro Cidade Olímpica, em São Luís, e o momento acabou viralizando.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
A repercussão do vídeo emocionou Isaías, que relatou ter recebido inúmeras mensagens de carinho e incentivo após a divulgação das imagens. De origem humilde, ele nasceu e cresceu no mesmo bairro onde trabalha atualmente e também foi aluno da escola, onde concluiu os estudos até o 9º ano.
História de superação e planos para o futuro
Isaías contou que precisou interromper a trajetória escolar ainda jovem, após se tornar pai, para garantir o sustento da família. Agora, motivado pela repercussão positiva e pelo apoio que recebeu, afirma que pretende retomar os estudos e, no futuro, ingressar em uma faculdade.
O episódio que ganhou visibilidade aconteceu na última quarta-feira (11). Durante a rotina de limpeza, Isaías percebeu que André, aluno do 7º ano, de 12 anos, permanecia na sala de aula após a aula de artes. Enquanto a turma seguia para o laboratório de informática, localizado em frente à sala, o estudante ainda se dedicava a finalizar a atividade proposta.
Iniciativa espontânea que virou exemplo
Ao notar a dificuldade do aluno para concluir a tarefa, Isaías tomou a iniciativa de ajudar. Ele auxiliou André nos últimos passos do exercício, copiando as informações do quadro para que o estudante pudesse finalizar a atividade.
“O que me motivou foi ver a dificuldade dele para terminar. Nunca imaginei que isso fosse repercutir dessa forma. Fiquei muito feliz com tantas mensagens de incentivo e carinho. Que as pessoas nunca desistam das nossas crianças, que são o nosso futuro”, afirmou.
De acordo com a gestora da escola, Jully Mourão, a mãe de André, Meridiane, informou que o menino está em processo de investigação para Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas ainda não possui laudo médico definitivo. Segundo ela, comportamentos como o registrado no vídeo não eram recorrentes anteriormente.
A mãe explicou que o filho costuma demonstrar persistência nas atividades. “Ele só passa para outra tarefa quando termina a anterior. É muito persistente”, relatou. Jully acrescentou que, atualmente, o hiperfoco de André está relacionado à letra cursiva, o que pode ter contribuído para o tempo maior dedicado à atividade.
A gestora esclareceu ainda que o vídeo tem duração aproximada de dois minutos e que a gravação gerou interpretações equivocadas sobre um possível abandono do aluno. Ela reforçou que o laboratório de informática fica a poucos passos da sala e que outros estudantes aguardavam no corredor para entrar.
Entre eles estava Sara, colega de classe de André, que aparece no vídeo abraçando o estudante enquanto espera. “O vídeo é curto e acabou gerando julgamentos. Não houve abandono. A sala de informática é logo em frente, e os alunos já estavam ali aguardando”, explicou Jully.
Segundo a gestora, Sara é uma criança autista e tem hiperfoco em abraços. O gesto, de acordo com ela, faz parte da rotina da estudante, que costuma demonstrar afeto por colegas e funcionários. Sara e André mantêm uma amizade próxima, o que também ajuda a contextualizar a cena registrada.
Veja abaixo o vídeo que viralizou:
Saiba Mais
- “Nunca desistam das nossas crianças”, diz colaborador que viralizou ao ajudar aluno com atividade em escola de São Luís
- Funcionário de escola é suspeito de beijar aluna dentro de instituição de ensino
- Como escolher a escola ideal para o filho?
- Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
- Prefeito contrata escola para a festa da cidade de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.