Desabamento

Teto de barracão de escola de samba desaba e deixa feridos em São Luís; assista ao vídeo

Local estava sendo utilizado para confecção de fantasias carnavalescas da escola Mocidade Independente.

Imirante.com

Atualizada em 17/02/2026 às 22h07

SÃO LUÍS - Um desabamento no barracão da escola de samba Mocidade Independente da Ilha, no bairro Cohab, em São Luís, deixou pelo menos quatro pessoas feridas na noite desta terça-feira (17). O prédio, onde funcionava o antigo Clubão da Cohab, atualmente vinha sendo utilizado para confecção de fantasias carnavalescas e teve parte do teto comprometida durante uma chuva. De acordo com a Mocidade da Ilha, todos os feridos foram socorridos e não correm risco de morte.

Quatro pessoas ficaram feridas no desabamento

De acordo com testemunhas, o teto do barracão da Mocidade da Ilha cedeu enquanto integrantes da escola trabalhavam na produção das fantasias. Dois adultos e duas crianças foram atingidos pelos destroços e precisaram de atendimento imediato.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram acionadas e realizaram o socorro das vítimas.

O que se sabe até agora

  • Parte do teto do antigo Clubão da Cohab desabou durante a chuva.
  • Quatro pessoas ficaram feridas: dois adultos e duas crianças.
  • Fantasias de Carnaval foram danificadas.
  • Bombeiros prestaram os primeiros atendimentos.
  • Causas do desabamento ainda serão investigadas.

Fantasias de Carnaval foram danificadas

Além dos feridos, parte das fantasias que estavam sendo confeccionadas no local ficou destruída. Vídeos gravados logo após o incidente mostram escombros espalhados pelo chão e materiais encharcados.

Causas do desabamento serão investigadas

O Corpo de Bombeiros informou que uma vistoria será realizada para avaliar as condições estruturais do imóvel. A Defesa Civil também deve ser acionada para emitir um laudo técnico e determinar se há risco de novos desabamentos. A área ficará isolada até a conclusão das análises.

Escolas de samba de São Luís manifestam solidariedade

Logo após a queda do teto do Clubão da Cohab, escolas de samba de São Luís emitiram nota em solidariedade à Mocidade Independente da Ilha. A Flor do Samba desejou pronta recuperação aos feridos, enquanto a Favela do Samba se colocou à disposição para ajudar no que fosse necessário.

“A Favela do Samba vem a publico manifestar sua solidariedade a escola Mocidade Independente da Cohab pela fatalidade que foi vítima na noite desta terça-feira, quando o telhado da edificação onde estava sendo construída suas fantasias desabou. Nos colocamos a disposição para ajudar no que for possível”, diz a nota assinada por Euclides Moreira Neto, presidente da Favela do Samba.

“A Flor do Samba manifesta sua mais profunda solidariedade à coirmã Mocidade Independente da Ilha, diante do triste acidente ocorrido em seu barracão, que resultou em pessoas feridas e em grande abalo para toda a comunidade da escola. Neste momento difícil, unimo-nos em pensamento e oração a todos os componentes, profissionais e familiares atingidos, desejando plena e breve recuperação aos feridos, bem como força e serenidade à diretoria e à comunidade da Mocidade Independente para atravessar este episódio com união e esperança. As escolas de samba são mais que agremiações: são famílias, territórios de cultura e resistência. Quando uma sofre, todas sentimos. Recebam o abraço fraterno e solidário de toda a comunidade da Flor do Samba”, afirma a publicação da Flor do Samba, assinada pelo presidente Luís César Maia.

Mocidade da Ilha se manifesta após desabamento no barracão

Em nota divulgada nas redes sociais, a Mocidade Independente da Ilha informou que os colaboradores feridos no desabamento do teto do barracão estão fora de perigo e ressaltou que novas informações serão divulgadas em breve.

“Informamos a todos que os colaboradores que estavam em nosso barracão estão todos fora de situação grave. Qualquer informação será repassada pelo nosso canal oficial no Instagram. Agradecemos às mensagens de apoio e carinho, em breve informaremos mais detalhes”, diz o comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.