SEM REGISTRO DE FERIDOS

Fachada do Hospital Geral Municipal de Codó desaba após chuva intensa

Diversos bairros sofreram com a tempestade que, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, teve ventos que chegaram a 100 Km/h.

Imirante.com

Atualizada em 27/01/2026 às 12h15
Além dos problemas no Hospital Geral Municipal, outros locais da cidade também registram prejuízos. (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Além dos problemas no Hospital Geral Municipal, outros locais da cidade também registram prejuízos. (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

CODÓ - A fachada do Hospital Geral Municipal de Codó desabou após as fortes chuvas registradas na cidade durante a madrugada dessa terça-feira (26). Vídeos gravados por populares registraram o momento em que o acidente ocorreu. Uma ambulância que estava embaixo da estrutura saiu momentos antes dela desabar por completo.

Não houve registro de feridos, mas um carro usado por funcionários da Prefeitura da cidade estava no local sendo atingido pela fachada destruída.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Codó, a estrutura já está sendo removida e será implantada uma nova cobertura em breve. Também reforçou que trabalhos preventivos de limpeza dos canais em diversos bairros estão em execução, para evitar possíveis alagamentos.

Povoado em Codó fica isolado após chuvas

Ainda segundo a Prefeitura, a tempestade que atingiu o município durante a madrugada dessa terça-feira (26) teve cerca de quatro horas de duração, com ventos de até 100 km/h e volume de chuva de 68 mm, o que causou diversos prejuízos na região.

O bairro Barro Vermelho, na zona rural da cidade, é um dos afetados. Em imagens que circulam nas redes sociais, os moradores registraram a cheia do rio que corta o bairro. A comunidade ficou isolada após a cheia, e só conseguem atravessar a pé, com água na altura da cintura.

Confira a nota da prefeitura de Codó na íntegra:

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, informa que, na noite desta segunda-feira (26), o município foi atingido por uma forte tempestade, com duração aproximada de quatro horas, ventos de até 100 km/h e volume de chuva de 68 mm. Para efeito de comparação, o índice médio anual de chuvas em Codó é de cerca de 1.200 mm.

Em razão da intensidade do fenômeno, foram registrados diversos prejuízos, como quedas de árvores, placas e estruturas metálicas. Desde as primeiras horas após a tempestade, equipes da Secretaria de Infraestrutura estão mobilizadas em vários pontos da cidade, realizando limpeza, retirada de árvores, recuperação de vias e ações para restabelecer a infraestrutura urbana.

A Prefeitura destaca ainda que os trabalhos preventivos de limpeza dos canais em diversos bairros seguem em execução, contribuindo para o escoamento das águas e redução do risco de alagamentos.

Sobre o Hospital Geral Municipal (HGM), uma estrutura de cobertura rompeu e, devido à força dos ventos, houve colapso. A estrutura já está sendo removida e será implantada uma nova cobertura, devidamente dimensionada.

A Prefeitura segue acompanhando a situação e trabalhando para minimizar os impactos causados pela tempestade.

Vendaval causa morte de pedreiro e danos em casas em São Bento

Já em São Bento, na Baixada Maranhense, nessa segunda-feira (26) um vendaval seguido de uma forte chuva causou destruição no município. Um pedreiro morreu, enquanto trabalhava em uma obra. Ele foi atingido por uma parede derrubada pelos ventos fortes. 

A vítima chegou a ser socorrida e levada de ambulância para o hospital de São Bento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde.

Além da morte, o vendaval provocou diversos danos na cidade e em áreas vizinhas. Árvores foram arrancadas pela força do vento e várias casas tiveram os telhados danificados.

Moradores registraram vídeos com celulares que mostram a intensidade da chuva e dos ventos, além dos estragos causados pelo temporal na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.