Alerta amarelo

Sexta de Carnaval pode ter chuva: quase todo o MA está sob alerta do Inmet

Apenas Apicum-Açu não recebeu o alerta amarelo de chuvas. O aviso é válido até as 23h59 desta Sexta-feira de Carnaval (13).

Imirante.com

Atualizada em 12/02/2026 às 06h41
216 municípios do MA estão sob alerta do Inmet. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
216 municípios do MA estão sob alerta do Inmet. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Quem vai cair na folia no Maranhão deve ficar de olho no céu. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para 216 municípios do Estado. O aviso já está valendo e se estende até as 23h59 desta Sexta-feira de Carnaval (13). Apenas Apicum-Açu ficou fora da lista.

Chuvas e ventos são esperados para grande parte do Maranhão

O alerta começou à 0h01 desta quinta-feira (12) e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia. Também são esperados ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.

(Arte: Inmet)
(Arte: Inmet)

De acordo com o Inmet, o risco é considerado baixo para cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, a recomendação é manter a atenção, principalmente em programações ao ar livre.

Com a previsão, o Carnaval pode ser debaixo de chuva em grande parte do Maranhão. Para muitos foliões, isso não é obstáculo — mas alguns cuidados são importantes para que a festa continue segura.

Cuidados durante a chuva

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite ainda utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Em situações de emergência, a população pode procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.