SÃO LUÍS – Um morcego recolhido em uma residência no 4º Conjunto da Cohab, em São Luís, testou positivo para o vírus da raiva. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), após o animal ser capturado no imóvel e encaminhado para análise laboratorial.
Segundo a Semus, o caso é considerado isolado e não há registro de transmissão da doença para moradores da residência nem para animais domésticos da região. A secretaria informou ainda que a ocorrência não altera o cenário epidemiológico da capital.
Medidas de vigilância e prevenção
De acordo com a Semus, logo após a confirmação do resultado, equipes da saúde municipal adotaram medidas imediatas de vigilância, monitoramento e orientação na área onde o morcego foi encontrado. Entre as ações, estão visitas à vizinhança para reforçar informações sobre prevenção da raiva e cuidados em caso de contato com animais silvestres.
A Semus orienta a população a não tocar em morcegos, estejam eles vivos ou mortos. Em situações em que o animal seja encontrado dentro de residências ou haja contato com morcegos, ou outros animais suspeitos, a recomendação é acionar a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) pelo telefone (98) 99164-9301 ou procurar a unidade de saúde mais próxima.
Vacinação de cães e gatos
A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda a importância de manter a vacinação antirrábica de cães e gatos sempre atualizada. De acordo com a Semus, a Unidade de Vigilância em Zoonoses disponibiliza vacinação antirrábica para esses animais todos os dias.
A secretaria informou que segue monitorando a situação e permanece à disposição da população para esclarecimentos.
Veja a nota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS) informa que foi identificado um caso de raiva em um morcego, capturado em uma residência no 4º Conjunto da Cohab.
Todas as medidas de prevenção e monitoramento foram adotadas de forma imediata. Não há registro de casos de raiva em humanos ou em animais domésticos relacionados a este episódio, que é considerado isolado.
A SEMUS orienta a população a não tocar em morcegos, vivos ou mortos. Em caso de presença do animal em residências ou contato com morcegos ou outros animais suspeitos, a orientação é acionar a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) pelo telefone (98) 99164-9301 ou procurar uma unidade de saúde.
A Secretaria reforça ainda a importância de manter a vacinação antirrábica de cães e gatos atualizada e informa que na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) está disponibilizada vacinação antirrábica para esses animais todos os dias.
A SEMUS segue monitorando a situação e permanece à disposição da população para esclarecimentos."
Saiba Mais
- Operação 'Semana Santa' fiscaliza qualidade do pescado comercializado em São Luís
- Vídeo de ratos em açougue não é atual e foi gravado dezembro de 2022, diz Semapa
- Vigilância Sanitária do Maranhão realiza mais de 6 mil autuações no combate à Covid-19
- Vigilância Sanitária ultrapassa 10 mil ações de fiscalização durante a pandemia da Covid-19
- Vigilância Sanitária fecha fábrica clandestina de doces em Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.