Legislativo

Câmara de São Luís inicia votação sobre nova eleição da Mesa Diretora

Projeto adequa Lei Orgânica à decisão do STF que fixa prazo mínimo para eleições do segundo biênio nas casas legislativas.

Ipolítica

Votação foi anunciada pelo presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB)
Votação foi anunciada pelo presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB) (Divulgação - Fabrício Cunha)

SÃO LUÍS – A Câmara Municipal de São Luís inicia, nesta segunda-feira, a votação do projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que redefine as regras para a eleição da Mesa Diretora referente ao biênio 2027-2028.

A proposta passou a tramitar em regime de prioridade após decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), concluída em setembro, que estabeleceu que as eleições para a mesa diretora das casas legislativas devem ocorrer somente a partir de outubro do ano anterior ao início do segundo biênio da legislatura.

Entendimento do STF

A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7753, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob relatoria do ministro Cristiano Zanin.

Na ocasião, o STF declarou inconstitucional a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, realizada antes do prazo mínimo definido pela Corte. O entendimento passou a valer como referência para os parlamentos estaduais e municipais em todo o país.

Mudança no calendário em São Luís

Com a nova regra, o pleito deverá ser transferido para novembro de 2026, adequando-se ao entendimento do STF.

A emenda altera formalmente a Lei Orgânica do Município para evitar questionamentos jurídicos futuros e garantir segurança institucional ao processo legislativo.

Regras para aprovação

  • A proposta precisa de quórum qualificado, com no mínimo 21 votos favoráveis, dos 31 vereadores;
  • A votação ocorre em dois turnos;
  • A primeira votação acontece nesta segunda-feira;
  • A segunda votação só poderá ocorrer após dez dias, em razão do interstício obrigatório.

Próximos passos

Caso a emenda seja aprovada em segundo turno, a Câmara Municipal passará a adotar oficialmente o novo calendário para a eleição da Mesa Diretora, alinhando-se à jurisprudência do STF.

O tema tem impacto direto na organização interna do Legislativo ludovicense e no planejamento político para o próximo ciclo administrativo da Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.