(Divulgação)
COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Mentira

Não é verdade que pedido de cassação de Braide será analisado na próxima semana

Prefeito de São Luís usou as redes sociais e lançou informações inverídicas sobre pedido de cassação contra ele que foi protocolado esta semana na Câmara Municipal.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 05/12/2025 às 09h28
Eduardo Braide perdeu na justiça e agora tenta contornar crime administrativa com inverdades nas redes sociais
Eduardo Braide perdeu na justiça e agora tenta contornar crime administrativa com inverdades nas redes sociais (Divulgação)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), usou as redes sociais para passar informações inconsistentes relacionados à representação que pede a cassação dele por improbidade administrativa. Não há previsão na Câmara Municipal de votar o pedido na próxima semana como disse o gestor. Para a próxima terça-feira, 9, na verdade, seria a data para que os parlamentares revogassem a lei que tem causado problemas a Braide.

Outra informação inverídica do prefeito é a de que os vereadores querem cassar o mandato dele somente porque ele não aceita o reajuste do próprio salário. A lei que prevê o reajuste salarial do chefe do executivo municipal, na verdade, garante o aumento do teto salarial do município, o que implica diretamente no vencimento de mais de 400 servidores públicos concursados e funcionários já aposentados.

Braide realmente recorreu à justiça dizendo ser inconstitucional a lei, mas não obteve sucesso porque o pleno do Tribunal de Justiça disse que a lei não vai de encontro com a Constituição. Ele recorreu, mas também não teve sucesso no seu pleito com voto até do ministro Flávio Dino.

Devido a isso, como revelou em primeira mão o Imirante, Eduardo Braide mandou seus interlocutores para negociar a revogação da lei com os vereadores. Em troca da revogação, Braide disse qe iria liberar R$ 800 mil de emendas para cada parlamentar. 

Os vereadores avaliaram que Braide quis transferir “um problema que é dele” para a Câmara e não aceitaram a negociação.

Sobre o pedido de cassação, na própria representação do servidor público contra o prefeito é dito que todo o trâmite legal deve ser obedecido.

No fim de tudo, Eduardo Braide quer politizar uma problema administrativo dele que não consegue resolver.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.