Despacho

Juiz determina manifestação da Prefeitura de São Luís e da MOB sobre passe livre estudantil

Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, deu até 30 dias utéis para gestão municipal e agência estadual se manifestem sobre a implementação do passe livre estudantil no transporte público.

Ipolítica

Prefeito Eduardo Braide foi acionado na Justiça para implementar passe livre estudantil
Prefeito Eduardo Braide foi acionado na Justiça para implementar passe livre estudantil (Divulgação)

A Prefeitura de São Luís e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) tem até 30 dias para se manifestar na Ação Civil Pública que pede que a Justiça obrigue a gestão municipal a implementar o passe livre estudantil. A ação é da Frente do Passe Livre. O juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, determinou ainda a manifestação do Ministério Público Estadual.

A Frente do Passe Livre acionou a Prefeitura de São Luís para que seja implementado o passe livre para estudantes da capital. Na argumentação há o fato de um plebiscito ter sido feito em outubro do ano passado com quase 90% dos eleitores concordando com a gratuidade do transporte público para os estudantes. E mesmo com esse percentual, o prefeito Eduardo Braide (PSD) nada fez para colocar em prática o passe livre.

Do orçamento municipal de 2025, por exemplo, há somente R$ 21 milhões destinado para o Fundo Municipal de Transporte que veio de uma emenda à Lei Orçamentária aprovada na Câmara de Vereadores.O recurso nunca foi usado pelo prefeito.

E para 2026, ainda segundo a ação, não há nada que mostre que haverá recurso para implementar o passe livre estudantil.

Agora, num prazo de 30 dias, a Prefeitura de São Luís e a MOB (que é responsável pelo transporte semiurbano) devem se manifestar na ação.

“CITEM-SE os Réus (MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS e AGÊNCIA ESTADUAL DE MOBILIDADE URBANA E SERVIÇOS PÚBLICOS - MOB) para, querendo, apresentar contestação no prazo legal de 30 (trinta) dias, nos termos do art. 183 c/c art. 335 do CPC”, diz o magistrado em seu despacho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.