Insegurança

Onda de violência leva IFMA a suspender aulas em São Luís

Decisão busca garantir a segurança de alunos e servidores após aumento da criminalidade em São Luís.

Imirante

Atualizada em 23/10/2025 às 18h32
Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Instituto Federal do Maranhão (IFMA). (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) anunciou, nesta quinta-feira (24), a suspensão das aulas em suas cinco unidades localizadas em São Luís, em resposta à onda de violência registrada nas últimas 24 horas na Grande Ilha. A medida atinge os campi Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico, São José de Ribamar e também a Reitoria da instituição.

De acordo com a direção do IFMA, a decisão tem caráter preventivo e visa garantir a segurança e o bem-estar de estudantes, professores e servidores. As atividades acadêmicas e administrativas devem ser retomadas no próximo sábado (25).

Onda de violência na Grande Ilha

Nas últimas horas, São Luís registrou tentativas de homicídios, disparos de arma de fogo e ações criminosas em diferentes bairros. Os episódios geraram preocupação entre a comunidade escolar e acadêmica, especialmente em unidades localizadas em áreas mais movimentadas da capital.

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) intensificou o policiamento com a criação de uma força-tarefa, que está atuando em pontos estratégicos próximos a escolas e instituições de ensino.

Seduc mantém aulas na rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, em nota, que não houve incidentes dentro de escolas estaduais e, portanto, as aulas seguem normalmente. Segundo a pasta, equipes de monitoramento estão acompanhando as ocorrências e não há, neste momento, recomendação para suspensão de atividades.

A Seduc também reforçou que o governo mantém ações integradas de proteção à comunidade escolar, com foco na segurança de estudantes, profissionais e familiares, além de oferecer apoio socioemocional e acompanhamento intersetorial para casos de vulnerabilidade.

UFMA também suspende atividades em São Luís

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também anunciou, nesta quinta-feira (24), a suspensão das atividades acadêmicas no campus de São Luís, por causa do clima de insegurança na capital.

Em nota, a instituição informou que acompanha “em constante monitoramento a situação de insegurança vivenciada em pontos da cidade” e que a decisão tem como objetivo preservar a integridade da comunidade universitária.

As atividades administrativas da UFMA ocorrerão em horário especial, das 8h às 14h, e o retorno das atividades acadêmicas está previsto para a próxima terça-feira (28), após o ponto facultativo do Dia do Servidor Público.

Reforço policial e medidas emergenciais

A SSP-MA informou que o policiamento foi reforçado com aumentos de rondas, barreiras e patrulhamento ostensivo nas áreas de maior circulação de pessoas, especialmente em torno de escolas, universidades e centros comerciais.

O governo estadual ainda destacou que a força-tarefa é composta por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, atuando de forma integrada para restabelecer a sensação de segurança na capital e nos municípios vizinhos da Grande Ilha.

Veja, na íntegra, a nota da Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc):

"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esclarece que não há registros de violência dentro ou nas proximidades das escolas da rede estadual de ensino. Assim, as atividades escolares seguem normalmente nesta quinta-feira (23), sem qualquer recomendação de suspensão de aulas ou alteração de rotina.

Esclarece, também, que não houve orientação da Seduc para a suspensão de aulas verificada na quarta (22). Os gestores têm autonomia para suspender as aulas por questões diversas.

Todas as medidas em curso fazem parte de um plano integrado de proteção e cuidado com a comunidade escolar, garantindo que estudantes, profissionais da educação e famílias tenham segurança e tranquilidade para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O monitoramento é contínuo e conta com o suporte direto das forças de segurança do Estado.

Como parte desse trabalho, foram adotadas as seguintes ações:

1. Apoio Socioemocional: Equipes da Supervisão Escolar e de Educação Socioemocional estão presentes nas escolas, prestando atendimento e acolhimento a estudantes, profissionais e famílias que necessitem de suporte neste momento.

2. Acompanhamento Intersetorial: A Seduc mantém diálogo constante com a Secretaria de Segurança Pública, com foco no reforço das ações preventivas e nas rondas policiais nas áreas de maior vulnerabilidade, fortalecendo a proteção do ambiente escolar.

A Seduc reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e o aprendizado de todos os estudantes, mantendo a comunidade escolar informada e amparada em todas as etapas deste processo."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.