Eliziane Gama defende apoio de Lula a ela e a Weverton Rocha
Senadora diz que os dois senadores maranhenses que já são parte da base do governo, se reeleitos, ajudarão o presidente a partir de 2027.
SÃO LUÍS - A senadora Eliziane Gama (PSD) esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana. Entre os assuntos da pauta estão as eleições de 2026. Ela falou da importância de ter um Senado fortes para o petista a partir de 2027 e defendeu a tese de que os nomes do Maranhão que já estão lá é de confiança e que o melhor é mantâ-los.
Claro que a senadora falou de si e também do senador Weverton Rocha (PDT). Segundo a tese dela, tanto Weverton quanto ela já são da base do governo, defendem o Palácio do Planalto e não terão que entrar em cota de negociação a cada votação importante que ocorra no Senado.
A defesa de Eliziane Gama, ao que parece, interessou sim o presidente Lula, mas se aceita, a ideia de o governador Carlos Brandão (sem partido) sair da cadeira do Palácio dos Leões e ser candidato a senador com o apoio do presidente complica um pouco mais.
A ideia de Gama também coloca o ainda ministro de Esporte, André Fufuca (PP), como uma opção “não tão boa”. Mas está dentro da lógica até porque Fufuca é homem de extrema confiança de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, que diz ser oposição ao governo Lula, logo um senador do PP não necessariamente será da base do governo. Pode entrar na cota de negociação a cada votação no Senado.
O fato é que Eliziane Gama usou uma estratégia não antes usada nem por ela e nem por Weverton Rocha. Os dois sempre foram em busca de apoio do presidente Lula pensando somente em uma vaga de senador na chapa majoritária apoiada pelo petista.
Ela lançou a ideia e agora vai aguardar o que vai ser conversado entre o presidente Lula e o governador Carlos Brandão para resolver o impasse político eleitoral no Maranhão e definir os espaços na chapa majoritária para 2026.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.